[weglot_switcher]

Acordo de comércio e NATO são temas que Theresa May quer levar à Casa Branca

Theresa May será a primeira líder internacional a ser recebida por Donald Trump na Casa Branca, após o presidente eleito ter tomado posse na passada sexta-feira, dia 20.
  • Mark Makela / Reuters
22 Janeiro 2017, 19h17

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou este domingo que quer discutir com o presidente eleito (e recém empossado) dos EUA, Donald Trump, a importância da aliança militar NATO e um eventual futuro acordo de comércio livre. O encontro entre ambos está marcado para a próxima sexta-feira.

Em declarações à estação pública britânica BBC, Theresa May mostrou-se satisfeita por ser a primeira líder internacional a ser recebida por Trump na Casa Branca. Apesar do discurso protecionista do novo presidente norte-americano, a primeira-ministra britânica assegura que a equipa de Donald Trump está interessada em discutir um novo acordo de comércio com o Reino Unido, o seu aliado de longa data do outro lado do Atlântico.

Numa altura em que o Reino Unido prepara a sua saída da União Europeia, Theresa May encara um futuro acordo comercial com os Estados Unidos como vital.

Theresa May afirma ainda, à BBC, que tenciona salientar na reunião com o Trump o valor da Aliança Atlântica, que considera o “baluarte” do sistema de defesa europeu.

Em entrevista aos jornais britânico The Times e ao alemão Bild, Donald Trump qualificou a NATO como uma organização “obsoleta” que não está a dar resposta aos problemas mundiais mas sim a criá-los. Trump defende ainda que os Estados-membros da Aliança por não colaboram o suficiente na defesa comum e estão sempre a apoiar-se nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.