[weglot_switcher]

Acordo Ortográfico: ficar ou sair? O que se discute no Parlamento

Uma proposta do PCP e uma petição com 20 mil assinaturas pedem a suspensão do Acordo Ortográfico.
21 Fevereiro 2018, 16h20

Os deputados debatem esta quarta-feira, 21 de fevereiro, a proposta do PCP de desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico, a par de uma petição com mais de 20 mil assinaturas no mesmo sentido.

O projeto dos comunistas “recomenda o recesso de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, acautelando medidas de acompanhamento e transição, a realização de um relatório de balanço da aplicação do novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa e uma nova negociação das bases e termos de um eventual Acordo Ortográfico”.

Justifica o texto de resolução do projeto do PCP: “Chegados ao fim do prazo de transição constata-se que não existe, à data presente e volvidos 28 anos, um Acordo Ortográfico comummente aceite por subscrição e depósito dos instrumentos de ratificação junto do Estado depositário por todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.”

Uma petição com 20 mil assinaturas apela igualmente à desvinculação do Acordo. Bagão Felix, um dos subscritores da petição com 20 mil assinaturas, defendeu no seu comentário semanal na TSF que o documento mata a diversidade dentro da língua portuguesa, além de que tem tido uma implementação confusa.

“Estamos numa situação em que algumas pessoas escrevem sem respeitar o acordo, outras respeitando e outras misturando tudo. Mesmo a ensinar. É uma confusão completa”, sublinhou o antigo ministro das Finanças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.