Acordo para negociações do Brexit votado na quarta-feira

Na próxima segunda, o Parlamento Europeu começa a debater uma resolução sobre o acordo para o Brexit, a ser votada dois dias depois.

O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira, em Estrasburgo, uma sessão plenária marcada pelo debate e votação, na quarta-feira, de uma resolução sobre o acordo para o Brexit assinado na sexta-feira, entre Bruxelas e Londres.

Os eurodeputados irão debater e votar uma resolução que subscreve a recomendação da Comissão Europeia aos Estados-membros para que se passe à segunda fase das negociações sobre as futuras relações entre a União Europeia (UE) e Londres.

O PE vai ainda debater na terça e votar na quarta-feira as recomendações da comissão de inquérito sobre o branqueamento de capitais e a elisão e a evasão fiscais (PANA), criada após as revelações dos Papéis do Panamá.

Os eurodeputados querem uma lista comum de paraísos fiscais que seja “credível” e “realista”, medidas que desincentivem a intervenção de facilitadores e intermediários nestes esquemas, como bancos, consultores fiscais e advogados, e o fim da regra da unanimidade em matéria fiscal.

O relatório faz também referências a Portugal, mencionando a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores, o Grupo Espírito Santo, o ex-primeiro-ministro José Sócrates e o caso da Madeira.

Para terça-feira, está agendado um debate sobre o anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, já contestado pela UE.

O Prémio Sakharov 2017 será entregue na quarta-feira à Oposição Democrática na Venezuela, numa cerimónia em que estará presente o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Julio Borges.

Recomendadas

Há sete anos que o desemprego jovem é mais do dobro da taxa global, alerta estudo

Desde 2015 que o desemprego jovem é mais de 2,5 vezes superior ao desemprego total. Livro Branco recomenda nomeadamente reestruturação do sistema produtivo e melhoria da articulação entre o ensino e o mercado laboral.

Fitch revê em alta crescimento da zona euro para 0,2% em 2023, piora PIB mundial

A Fitch reviu “ligeiramente o crescimento da zona euro para 0,2%” em 2023, face a uma contração de 0,1% anteriormente, mas alterou para pior as estimativas a nível mundial, com o PIB a crescer 1,4%.

Crise/Energia: Preço médio semanal da ERSE sobe 0,9% para gasóleo e 1,0% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumenta, esta semana, 0,9% para o gasóleo e 1,0% para a gasolina, segundo um relatório hoje divulgado pela entidade.
Comentários