Acordo para o Brexit está “iminente”, avança imprensa britânica

Um dos pontos que mereceu maior celeuma nas negociações entre União Europeia e Reino Unido foi o tema das pescas, mas mesmo essa negociação poderá estar próxima de um desfecho favorável, de acordo com a mesma fonte.

Um acordo para o ‘Brexit’, saída do Reino Unido da União Europeia, poderá estar próximo, avança o jornal “The Independent” que cita um diplomata sénior da União Europeia.

Um dos pontos que mereceu maior celeuma nas negociações entre União Europeia e Reino Unido foi o tema das pescas, mas mesmo essa negociação poderá estar próxima de um desfecho favorável, de acordo com a mesma fonte.

Explica o “The Independent” que nos corredores da Comissão Europeia se fala de uma convocatória a qualquer momento dos membros da UE para uma reunião esta quinta-feira que sirva para a aprovação final do acordo que detalha esta saída. “Estamos numa fase final das negociações”, realça a fonte citada pelo “The Independent”.

Parece ser consensual em Bruxelas que o feriado do Natal constitui-se como data limite para os responsáveis das negociações para atingir um acordo e que o mesmo deve ser atingido antes do dia 25.

O Reino Unido saiu da União Europeia (UE), num processo designado ‘Brexit’, em 31 de janeiro e beneficia de um período de transição que mantém o acesso ao mercado único e união aduaneira do bloco europeu até o final deste ano.

Caso não consigam negociar um pacto bilateral, a partir de 01 de janeiro de 2021, o Reino Unido e a UE passarão a negociar com base nas regulamentações genéricas menos vantajosas da Organização Mundial do Comércio.

Recomendadas

Covid-19: Human Rights Watch pede respeito pelos direitos de manifestantes na China

A Human Rights Watch defendeu hoje que o Governo chinês deve respeitar os direitos de todos aqueles que protestam pacificamente contra as restrições no combate à pandemia de covid-19.

Covid-19: Testes deixam de ser recomendados a pessoas sem sintomas e internados com visitas

Os testes à infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 deixaram de ser recomendados a pessoas sem sintomas de infeção e doentes internados com covid-19 passam a poder receber visitas, avançou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Plataforma da A23 e A25 indignada com ausência da abolição de portagens no OE2023

Em comunicado, a plataforma salientou que “foi sem surpresa, mas com indignação”, que confirmou que “o Governo e o partido (PS) que o suporta na Assembleia da República aprovaram o Orçamento do Estado para 2023, sem nele incluírem a suspensão ou abolição das portagens nas Scut da Beira Interior (A23, A24 e A25)”.
Comentários