[weglot_switcher]

“Acordo permite eliminação da precariedade e crescimento do Porto de Setúbal”, diz ministra do Mar

Acordo coloca fim à paralisação do Porto de Setúbal. Irão ser integrados 56 trabalhadores no imediato.
  • Cristina Bernardo
14 Dezembro 2018, 12h24

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, confirmou esta sexta-feira que os estivadores chegaram a acordo com os operadores portuários para a integração de 56 trabalhadores no Porto Setúbal, colocando fim à paralisação daquele porto.

Em conferência de imprensa, no Ministério do Mar, após a assinatura do acordo, Ana Paula Vitorino disse que “é um dia muito importante para o País”, já que foi encontrada “uma solução em que todos ganham”.

“Este acordo permite atingir dois dos grandes objetivos fixados para a negociação: primeiramente, a eliminação da precariedade incompreensível e com conceitos ultrapassados que existe no Porto de Setúbal. E permite retomar a rota de crescimento no Porto, apoiando o desenvolvimento da economia da península e da economia nacional”, disse.

A ministra sinalizou que serão “contratados de imediato mais 56 trabalhadores” e que existe “a possibilidade a curto prazo de mais dez a 37″ trabalhadores serem integrados.”São também fixadas regras que garantem a gestão de trabalho a todos os estivadores do Porto de Setúbal e a todos os eventuais do Porto de Setúbal”, acrescentou.

O acordo coloca assim fim à paralisação do Porto de Setúbal, que durava desde 5 de novembro, depois de várias reuniões de negociações.

(Notícia atualizada às 12h35)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.