“Acordo permite eliminação da precariedade e crescimento do Porto de Setúbal”, diz ministra do Mar

Acordo coloca fim à paralisação do Porto de Setúbal. Irão ser integrados 56 trabalhadores no imediato.

Cristina Bernardo

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, confirmou esta sexta-feira que os estivadores chegaram a acordo com os operadores portuários para a integração de 56 trabalhadores no Porto Setúbal, colocando fim à paralisação daquele porto.

Em conferência de imprensa, no Ministério do Mar, após a assinatura do acordo, Ana Paula Vitorino disse que “é um dia muito importante para o País”, já que foi encontrada “uma solução em que todos ganham”.

“Este acordo permite atingir dois dos grandes objetivos fixados para a negociação: primeiramente, a eliminação da precariedade incompreensível e com conceitos ultrapassados que existe no Porto de Setúbal. E permite retomar a rota de crescimento no Porto, apoiando o desenvolvimento da economia da península e da economia nacional”, disse.

A ministra sinalizou que serão “contratados de imediato mais 56 trabalhadores” e que existe “a possibilidade a curto prazo de mais dez a 37″ trabalhadores serem integrados.”São também fixadas regras que garantem a gestão de trabalho a todos os estivadores do Porto de Setúbal e a todos os eventuais do Porto de Setúbal”, acrescentou.

O acordo coloca assim fim à paralisação do Porto de Setúbal, que durava desde 5 de novembro, depois de várias reuniões de negociações.

(Notícia atualizada às 12h35)

Relacionadas

Sindicato confirma acordo que põe fim à paralisação do porto de Setúbal

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística(SEAL) e os operadores portuários, sob mediação do Governo, chegaram a acordo para o regresso ao trabalho dos estivadores do porto de Setúbal, confirmou hoje à agência Lusa fonte sindical.

Estivadores chegam a acordo com operadores portuários

O acordo surge numa altura em que o Governo admitia recorrer à requisição civil para acabar com a greve dos estivadores.

PremiumGoverno prepara requisição civil para desbloquear porto de Setúbal

Costa manda analisar lei da requisição civil de 1974. Ministros Santos Silva e Siza Vieira falam regularmente com o embaixador alemão em Lisboa.
Recomendadas

Mercado Automóvel em Portugal cai 34,7% até setembro

Apesar do mercado automóvel ter caído entre janeiro e setembro, foram matriculados mais 12,8% automóveis no mês passado do que em período homólogo de 2021.

Medidas de apoio à inflação agravam endividamento das empresas e dinâmica inflacionista, alerta Fórum para a Competitividade

O think-tank critica as opções do Governo para o apoio a famílias e empresas face à subida generalizada de preços, sugerindo, ao invés, que haja uma dispensa do pagamento por conta no IRC, que o Estado pague as suas dívidas a fornecedores e que se acelere o investimento.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários