[weglot_switcher]

Açores descontentes com EUA por causa das Lajes

Vasco Cordeiro lamentou a falta de progresso em relação ao pagamento das intervenções que serão necessárias para evitar impactos ambientais decorrentes da presença dos Estados Unidos na Base das Lajes.
12 Maio 2017, 08h36

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou insatisfatória a reunião bilateral com os Estados Unidos sobre a Base das Lajes e pediu uma intervenção do governo nacional.

“É necessário, desde logo, intervenção do próprio governo da república, que é quem tem a responsabilidade e a competência para, face ao governo dos Estados Unidos, dar conta de que a forma como está a ser abordado este assunto não nos satisfaz”, disse Vasco Cordeiro, em declarações à Lusa, na 37.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos, em Washington.

Vasco Cordeiro lamentou a falta de progresso em relação ao pagamento das intervenções que serão necessárias para evitar impactos ambientais decorrentes da presença dos Estados Unidos na Base das Lajes e apresentou uma proposta de calendário sobre as medidas a tomar nesta área, que não foi aceite pelos norte-americanos.

“Tive oportunidade de propor que fosse estabelecido um calendário, concreto, com datas limites, para que pudesse ser desenvolvido um trabalho que, com toda a transparência, permitisse conhecer aquilo que está a ser feito (…) Infelizmente, não houve aceitação expressa, clara, dessa proposta”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.