[weglot_switcher]

Açores: Dois abalos sentidos pela população em São Jorge nas últimas 24 horas

Desde o início da crise sismovulcânica, a 19 de março, foram identificados, até ao momento, “cerca de 240 sismos sentidos pela população”, segundo o CIVISA.
  • São Jorge, Açores
10 Abril 2022, 12h55

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou, nas últimas 24 horas, dois sismos sentidos pela população na ilha de São Jorge, onde se regista desde 19 de março uma crise sismovulcânica, foi anunciado este domingo.

De acordo com um comunicado do CIVISA, para ponto da situação às 10h locais (11h em Lisboa), um dos abalos foi sentido às 22h21 de sábado e teve magnitude 2,2 na escala de Richter e foi sentido pela população com intensidade III na escala de Mercalli Modificada.

O outro abalo sentido foi às 4h43 deste domingo e teve magnitude 1,4 na escala de Richter e foi sentido pela população com intensidade III na escala de Mercalli Modificada.

Desde o início da crise sismovulcânica, a 19 de março, foram identificados, até ao momento, “cerca de 240 sismos sentidos pela população”, segundo o CIVISA.

O CIVISA refere ainda que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, “continua acima do normal”.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2), muito pequenos (2-2,9), pequenos (3-3,9), ligeiros (4-4,9), moderados (5-5,9), forte (6-6,9), grandes (7-7,9), importantes (8-8,9), excecionais (9-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve-se no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, o sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.