[weglot_switcher]

Açores: Governo, produtores e Delta juntam-se para discutir desenvolvimento da cultura do café

O projeto tem como objetivo a avaliação e a melhoria dos aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização de café dos Açores.
23 Maio 2023, 12h04

A Direção Regional da Agricultura dos Açores, a Delta Cafés e a Associação de Produtores de Café dos Açores (APAC) juntaram-se e promoveram sessões que discutiram o desenvolvimento da cultura do café, uma iniciativa que abrangeu as ilhas Terceira e São Miguel.

“O café 100% português Made in Açores será uma realidade dentro dos próximos tempos. Acreditamos no valor do projeto para todas as partes envolvidas, tanto a nível social, ambiental e económico. O investimento em formação e acompanhamento no terreno são as nossas prioridades de modo a garantir que o café açoriano apresentará consistência ao longo dos anos e que se tornará num café de especialidade de elevado valor reconhecido. Os primeiros passos estão dados e a cooperação que estabelecemos irá por o café dos Açores no mapa”, disse o CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro.

As sessões forma presididas pela Direção Regional da Agricultura dos Açores, e orientadas por Marcos Moulin Teixeira, consultor especialista na formação e orientação da produção de café, que “abordou as tendências de consumo e as perspetivas futuras do mercado internacional de café; o enquadramento atual da produção no arquipélago e os seus objetivos de desenvolvimento, assim como a identificação dos desafios e as oportunidades que vão surgir com este projeto que vai mudar, para sempre, o futuro dos cafeicultores dos Açores”.

O projeto, numa fase inicial, teve como objetivo a “avaliação e a melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização” de café dos Açores, e “unir e fortalecer os produtores de modo a estimular fortemente o desenvolvimento da cafeicultura desta região”.

Em 2019, foi feito um levantamento exaustivo, produzido um relatório e dado aconselhamento técnico, desde a colheita à moagem e degustação aos cafeicultores associados da APAC.

Enquanto que em 2020 foi realizado, com a APAC, um plano estratégico a cinco anos para toda a cadeia produtiva do café.

E em 2022 foi entregue ao Governo Regional dos Açores um estudo, desenvolvido pela EDE Consulting para a Delta Cafés, sobre o potencial da região para a produção de café.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.