Está lançado o Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores, um momento assinalado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro e a presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves.
Este Centro tem por objetivo “promover o desenvolvimento de capacidades tecnológicas do sector espacial, nomeadamente de acesso e retorno ao espaço, criando sinergias e reforçando as condições de atratividade para novas empresas e novos serviços, visando a criação de emprego e o reforço do ecossistema espacial da ilha de Santa Maria”, explica nota do Ministério.
A intenção é que no Centro sejam instaladas várias dessas capacidades com o intuito de que os Açores, e em particular a ilha de Santa Maria, sejam um “ponto de retorno e acesso ao espaço, e um nó de comunicações e operações espaciais” com novas valências no Teleporto de Santa Maria.
“Entre as valências identificadas estão a instalação de uma unidade de testes de veículos hipersónicos, uma base para a montagem de lançadores suborbitais e uma base para testes de plataformas estratosféricas”, refere o ministério.
Este centro está instalado nos terrenos do antigo Cartódromo de Santa Maria, que passa a ser propriedade da Agência Espacial Portuguesa, depois da realização da escritura de concessão do terreno pela Câmara Municipal de Vila do Porto.
O Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria resulta de uma colaboração entre o Governo de Portugal, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto.