[weglot_switcher]

Açores podem entrar em “apagão” se cabo submarino não for substituído em tempo útil

Cabo submarino pode tornar-se obsoleto entre 2024 e 2025 nas ligações entre o Continente e as regiões autónomas. A infraestrutura garante serviços considerados essenciais nas áreas da energia e das comunicações eletrónicas.
10 Dezembro 2021, 08h00

Os Açores correm o risco de entrar em “apagão” se o cabo submarino que liga o território continental às regiões autónomas da Madeira e dos Açores não for substituído em tempo útil. O atual cabo pode tornar-se obsoleto em 2024, no caso da ligação com os Açores, e em 2025, na ligação com a Madeira.

A secretária regional das Obras Públicas e Comunicações dos Açores, Ana Carvalho, diz ao Económico Madeira que considera de “prioridade máxima” a substituição deste cabo, visto ser “absolutamente essencial” à vida dos habitantes nas regiões autónomas, alertando que em caso de indisponibilidade pode colocar em risco a proteção e socorro às populações e à sua segurança, além de afetar um sem-número de serviços essenciais e de outras infraestruturas críticas.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 10 de dezembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.