Adesão à greve dos enfermeiros nos 70% a nível nacional

A greve dos enfermeiros regista hoje níveis de adesão de 70%, segundo dados avançados à agência Lusa pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que convocou uma greve de quatro dias.

A dirigente sindical do SEP Guadalupe Simões disse que, segundo dados recolhidos até às 13:00 de hoje, a adesão à greve nos hospitais do país varia entre os 51% no IPO do Porto e os 90% nos hospitais de Leiria e Peniche.

O Hospital de Faro está com 68,6% de adesão à greve, a Maternidade Daniel Matos, em Coimbra, com 60%, o Hospital Rovisco Pais, na Tocha, com 62% e o Hospital de Santarém com 85%, adiantou Guadalupe Simões.

Nos hospitais que integram o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), a adesão à greve situa-se nos 81% no D. Estefânia, nos 63% no São José em 63%, nos 71% no hospital Santa Marta, nos 73% nos Capuchos e em 67% na Maternidade Alfredo da Costa.

Os dados indicam também uma adesão à greve de 68% no hospital de Vila Franca de Xira, de 71% no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, e de 78% no Hospital de Aveiro.

Para Guadalupe Simões, estes dados significam que, “de uma forma generalizada, os enfermeiros estão a mostrar o seu descontentamento” pelas “várias situações de injustiça” que o Governo não quis resolver no âmbito do processo negocial e pela decisão do Governo de assumir o pagamento de retroativos apenas a 2022, em vez de 2018 “como era suposto que acontecesse”.

O SEP exige a abertura do processo negocial de alteração à carreira de enfermagem e entregou na quarta-feira um pedido de reunião com o objetivo de repor a paridade da carreira de enfermeiros com a carreira de técnico superior da administração pública, que já foi alterada no início de 2022, e que vai sofrer nova alteração a partir de 2023.

“Esperemos que o Ministério da Saúde agende rapidamente a reunião para esse efeito”, disse Guadalupe Simões.

Hoje é o primeiro dos quatro dias de greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses para exigir a contagem de pontos nas suas carreiras e a paridade com os licenciados da Administração Pública.

A paralisação decorre entre as 08:00 e as 00:00 dos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro, sendo que no dia 18 os enfermeiros se juntam à greve da Função Pública.

Recomendadas

Pelo menos 90% da população mundial adquiriu imunidade contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou hoje que pelo menos 90% da população global adquiriu imunidade contra a covid-19, através de uma infeção ou da vacinação.

OMS alerta para risco acrescido de morte prematura das pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência têm um risco mais elevado de morte prematura, de até 20 anos em relação à média da população, devido a dificuldades de acesso à saúde, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Proposta do Chega para criar comissão de inquérito à gestão da pandemia será chumbada (com áudio)

Instrumentalização e banalização de comissões parlamentares de inquérito, esbanjamento de recursos, descredibilização de consensos e criação de ‘soundbite’ são as acusações dirigidas por PS, PAN e Livre ao Chega. Desde o início da legislatura, o partido já propôs cinco comissões parlamentares de inquérito, todas rejeitadas. O dia de hoje contribuirá para a tendência.
Comentários