A Administração Pública destinou 69,39 milhões de euros em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em 2022 através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os investimentos públicos resultaram em 186 adjudicações no total do ano passado.

De acordo com uma análise da plataforma TendersTool, o distrito de Lisboa foi o que recebeu a maioria do investimento. A Administração Pública realizou 97% dos investimentos em Lisboa, resultando em 170 adjudicações de 67 milhões de euros.

Os principais beneficiários do investimento público foram a Claranet II Solutions, com projetos avaliados em 14 milhões de euros, a Axianseu II Digital Consulting com dez milhões e a Capgemini Portugal com quase seis milhões de euros.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde foi o organismo público mais ativo, tendo investido 35 milhões e responsável por 124 adjudicações. O Instituto Camões adjudicou 14 milhões de euros e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública um total de sete milhões euros.

A TendersTool destaca a aquisição de material informático, licenciamento e serviços conexos no projeto de Digitalização do Ensino do Português no estrangeiro, para aprendizagem da língua, por quase 14,5 milhões de euros. Ainda a aquisição do software IBM por 3,5 milhões de euros e a aquisição de licenças de software da Oracle para o Ministério das Finanças por 2,9 milhões de euros.