[weglot_switcher]

AdP recebe 420 milhões da Europa para modernização

BEI apoia modernização do setor da água em Portugal com um empréstimo de 420 milhões de euros ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa.
12 Setembro 2017, 15h04

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou a concessão de um empréstimo de 420 milhões de euros à Águas de Portugal (AdP) e às suas empresas participadas, para financiar investimentos em infraestruturas de água e saneamento. O contrato relativo à primeira tranche de 220 milhões foi assinado hoje, em Lisboa, por Román Escolano, vice-presidente do BEI, e por João Nuno Mendes, presidente do Conselho de Administração da AdP.

Esta operação, avança a Comissão Europeia em comunicado, conta com a garantia do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), elemento central do Plano de Investimento para a Europa, o chamado “Plano Juncker”, e tem como principal objetivo promover a melhoria da qualidade, eficiência e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em Portugal, ao apoiar a construção e renovação das respetivas infraestruturas em todo o território continental português.

Espera-se que a melhoria dos serviços de abastecimento de água venha a beneficiar mais de 8 milhões de pessoas e que mais de 6 milhões sintam os efeitos da melhoria dos serviços de tratamento de águas residuais.

Este investimento, elucida ainda a Comissão, contribuirá também para fomentar o crescimento económico, ao criar mais de 7 400 postos de trabalho durante a fase de implementação, além de promover a coesão social e territorial, uma vez que os investimentos serão, na sua maioria, realizados em regiões de convergência de Portugal. O projeto também proporcionará benefícios ambientais importantes e duradouros, uma vez que irá aumentar a qualidade ecológica dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, promovendo uma utilização mais racional dos recursos hídricos.

Durante os próximos quatro anos, este financiamento do BEI contribuirá para a execução de um programa de investimento, com mais de 1000 intervenções nas redes de abastecimento de água, que beneficiarão diretamente os cidadãos portugueses, na medida em que aumentam a qualidade e a cobertura do serviço em Portugal. Os investimentos irão também aumentar o volume de águas residuais tratadas de acordo com melhores padrões de qualidade, ao promover a construção de novas estações de recolha e tratamento.

O restante financiamento de 200 milhões poderá ser facultado através de uma estrutura alternativa, sem recurso ao Grupo AdP. Esta tranche, cujos termos finais estão ainda por definir, poderá ser um instrumento inovador de financiamento para os municípios, que não estava disponível até à data.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.