[weglot_switcher]

AEP parceira de projeto que apoiou cerca de 500 PME da Eurorregião

As ações desenvolvidas junto das PME da Eurorregião abrangeram mercados com maior potencial de aquisição, entre os quais México e EUA, Colômbia, Angola e Moçambique, China, Índia, Singapura e Polónia.
7 Dezembro 2020, 07h30

A AEP – Associação Empresarial de Portugal foi parceira de projeto que apoiou cerca de 500 PME – Pequenas e Médias Empresas da Eurorregião, com o objetivo de fortalecer a capacidade de internacionalização das PME.

“A AEP – Associação Empresarial de Portugal apresentou os resultados finais do projeto transfronteiriço ECICII PLUS, que se traduziram no apoio a cerca de 500 empresas do Norte de Portugal e da Galiza, em diferentes fases do processo de internacionalização”#, frevela um comunicado da AEP.

Segundo esse documento, “dirigido a PME dos setores agroalimentar, ‘canal contract’ e serviços intensivos em conhecimento, o objetivo do ECICII PLUS foi fomentar o desenvolvimento de modelos de internacionalização multissetorial e a criação de uma oferta conjunta para a abordagem a mercados internacionais”.

“Promovido em parceria com a Confederación de Empresarios de Pontevedra, Instituto Galego de Promoción Económica, Confederación Empresarial de Ourense, Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Asociación de Empresas de Tecnología de Galicia, o projeto ECICII PLUS teve início em julho de 2015”, esclarece o comunicado em questão.

O mesmo documento acrescenta que “as ações desenvolvidas junto das PME da Eurorregião abrangeram mercados com maior potencial de aquisição, entre os quais México e EUA, Colômbia, Angola e Moçambique, China, Índia, Singapura e Polónia”.

“Durante a sessão de encerramento, que aconteceu no final do mês de novembro,  foram apresentados os resultados alcançados pelo ECICII PLUS, que se traduziram na criação de uma plataforma de informação de mercados; 21 ‘workshops’ sobre os primeiros passos para a internacionalização; 15 workshops sobre mercados prioritários; quatro eventos de posicionamento no exterior; 31 planos de internacionalização; dez missões inversas; 289 agentes em mercados de destino contactados e a criação de três grupos /’joint venture'”, assinala o comunicado dsa AEP.

O documento em questão acrescenta que, “no total, o projeto analisou o potencial exportador de 97 empresas, apoiou 272 na área da internacionalização; 50 em financiamento para a internacionalização; 60 em ferramentas de marketing e comunicação e 30 sobre o posicionamento em mercados eletrónicos exteriores.

“O ECICII PLUS (Estrutura Empresarial Conjunta para o Impulso e a Captação de Iniciativas de Internacionalização) foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020”, conclui o comunicado em apreço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.