[weglot_switcher]

Aeroporto. “Governo não aproveitou pandemia para fazer estudo de avaliação ambiental estratégica”, diz Marques Mendes (com áudio)

Para o comentador mais do que escolher a localização do novo aeroporto de Lisboa é importante que seja realizado este estudo. “Já se sabe desde março de 2020 que tem de ser feito”, salientou.
17 Julho 2022, 21h03

Luís Marques Mendes não entende a demora na elaboração do estudo de avaliação ambiental estratégica sobre o novo aeroporto de Lisboa e defendeu no seu espaço de comentário político na “SIC” que o Governo devia ter utilizado o período de pandemia para o realizar.

“É uma matéria em que deve haver um acordo entre os grandes partidos, mas neste momento aquilo que é urgente é mandar fazer o estudo de avaliação ambiental estratégica. Sendo obrigatório por lei, não percebo porque é que o Governo durante dois anos de pandemia não aproveitou esse tempo para fazer essa avaliação”, referiu.

Até porque, recordou que é um estudo que “já se sabe desde março de 2020 que tem de ser feito e acho que é isso que António Costa e Luís Montenegro quando se juntarem têm de decidir fazer”, sublinhou.

O comentador aproveitou ainda para saudar a Confederação do Turismo que esta semana divulgou um estudo sobre os malefícios de não se dizer rapidamente a localização do aeroporto.

“Um dos aspetos desse estudo é que se até 2024 não houver aeroporto vamos perder 1,3 milhões de turistas por ano, entre 27 a 40 mil empregos e em termos de receita entre oito a 10 mil milhões”, alertou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.