[weglot_switcher]

Aeroportos europeus estimam perdas de 14 mil milhões de euros e pedem ajuda a Bruxelas

A associação indústria aeroportuária comercial ACI Europe entende que a União Europeia deve incluir os aeroportos no fundo criado para ajudar as companhias aéreas.
24 Março 2020, 11h44

As administrações dos aeroportos europeus estimam perder 14 mil milhões de euros em receitas, devido à atual pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e às restrições implementadas nas viagens. Por isso, a associação indústria aeroportuária comercial ACI Europe enviou uma carta à Comissão Europeia a pedir ajuda, de acordo com o Financial Times (FT), esta terça-feira, 24 de março.

O setor entende que a União Europeia deve incluir os aeroportos no fundo criado para ajudar as companhias aéreas.

Para o ano de 2020, a ACI Europe alerta que já estava prevista uma quebra de 28% no número de passageiros transportados, o que corresponde a menos 700 milhões de passageiros face “ao cenário habitual”.

Por isso, a carta citada pelo FT, a estimativa apresentada leva em consideração as atuais restrições de voo – que poderão ser levantadas até o final de abril – e a posterior recuperação gradual na procura.

A ACI instou Bruxelas a introduzir “um apoio abrangente, inclusivo e não discriminatório a todo o ecossistema da aviação”. A associação pediu também a garantia de que quaisquer pacotes de suporte ao setor não beneficiem apenas uma secção da indústria da aviação “à custa de outra” .

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.