[weglot_switcher]

Aeroportos. “Há uma notória falta de coragem do primeiro-ministro” para demitir PNS, diz Rio

Com esta crise política, o Executivo mostrou que não está a ser eficaz e está a perder credibilidade junto da sociedade portuguesa, defendeu o ainda líder dos sociais democratas.
30 Junho 2022, 17h50

O ainda presidente do PSD, Rui Rio disse esta tarde que “há uma notória falta de coragem do primeiro-ministro” para demitir Pedro Nuno Santos, considerando a situação referente à crise política despoletada pela solução aeroportuária para a região de Lisboa de “caricata”.

“O governo anda aos ziguezagues, um diz uma coisa, o outro diz outra, tomam café juntos, um vem pedir desculpa e o outro fica todo contente porque a coisa resolveu-se rapidamente”, declarou aos jornalistas nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

Rio confessou estar curioso com o que o Presidente da República vier a dizer sobre o caso. “Ele foi um bocado ultrapassado (…) e eu sentir-me-ia incomodado em ter um governo que está em funções há tão pouco tempo, com maioria absoluta, estar já neste estado”, afirmou. Desta forma, o Executivo mostrou que não está a ser eficaz e está a perder credibilidade junto da sociedade portuguesa, acrescentou.

“A falta de estabilidade está dentro de portas, no Governo que não se consegue orientar”, resumiu, apesar da maioria absoluta garantir que o Executivo de Costa não vai abaixo.

Questionado sobre uma possível moção de censura da oposição, Rio considera que não tem efeito prático e que não há necessidade de exagerar. “[A moção] é desenhada para situações muito especiais e não para um Governo em funções há três meses”, indicou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.