[weglot_switcher]

África do Sul: Cyril Ramaphosa toma posse esta quinta-feira, depois da demissão de Zuma

O antigo líder sul-africano, Jacob Zuma, apresentou a demissão, depois de ter sido acusado de uma longa lista de crimes de corrupção e ter sido pressionado a deixar o cargo pelo próprio partido.
15 Fevereiro 2018, 10h47

O presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), Cyril Ramaphosa, deve tornar-se esta quinta-feira o novo presidente da África do Sul, depois de Jacob Zuma ter apresentado a demissão, quarta feira, com efeitos imediatos. Zuma foi acusado de uma longa lista de crimes de corrupção e foi pressionado a deixar o cargo pelo próprio partido.

“Decidi demitir-me do cargo de presidente da República com efeitos imediatos, apesar de discordar da direção do meu partido”, afirmou Jacob Zuma ao povo sul-africano, num discurso transmitido pela televisão, dando cumprimento ao ultimato feito pelo partido no poder.

Os membros da ANC deixaram claro que a luta contra a corrupção no país é para manter. O partido reuniu-se de urgência na segunda-feira para discutir o futuro da liderança do país, tendo concordado que, caso Jacob Zuma não se demitisse, enfrentaria uma moção de censura no Parlamento.

A Assembleia Nacional deve eleger ainda esta quinta-feira o novo presidente da África do Sul. Cyril Ramaphosa, como vice-presidente, deve tomar automaticamente as rédeas daquela que é a mais a economia mais industrializada do continente africano.

Cyril Ramaphosa, de 65 anos, é um antigo homem de negócios e promete dar um novo impulso à economia do país e fazer do combate à corrupção, o mote para a sua presidência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.