Agência do Ambiente executou derrocada controlada de arriba na praia dos Arrifes, no Algarve

Esta ação contou com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira e da Capitania do Porto, de Portimão.

APA – Agência Portuguesa do Ambiente executou uma derrocada controlada de uma arriba na praia dos Arrifes, no Algarve.

“A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua Administração de Região Hidrográfica do Algarve, executou (…) [na passada xsexta-feira, dia 4 de dezembro], uma derrocada controlada na praia dos Arrifes, com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira e da Capitania do Porto, de Portimão”, revela um comunicado deste organismo.

Segundo esse documento, “as derrocadas controladas são uma prática preventiva que permite aumentar o nível de segurança de pessoas e bens pois a estabilidade de arribas é imprevisível fruto da variabilidade natural destas estruturas”.

“Para o efeito, a APA procede frequentemente à observação das arribas rochosas do Algarve e ao registo sistemático dos movimentos de massa (desmoronamentos), em especial no Barlavento algarvio. Esta observação sistemática das arribas faz-se por terra (em saídas de campo de rotina ou específicas após a ocorrência de tempestades ou forte precipitação) ou por mar (através de viagens a bordo de embarcação em colaboração com as capitanias dos Portos) e por ar (obtendo fotografia continua da costa, pelo menos uma vez por ano)”, assegura o comuniucado em questão.

A APA adianta que, “complementarmente foi construída uma rede de observadores locais (Câmaras Municipais, Polícia Marítima, pescadores e proprietários de apoios de praia) instruídos para comunicarem qualquer ocorrência associada à geodinâmica das arribas, seja a ocorrência de um desmoronamento, seja o aparecimento de sinais de agravamento de instabilidade, nomeadamente fendas de tração, reportando diretamente ou através do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental – COSMO”.

“A APA encontra-se a avaliar a intervenção em ocorrências verificadas nos últimos dias, na praia de Maria Luísa, na praia de Porto de Mós e da Salema”, conclui o comunicado em questão.

Recomendadas

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo

Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas vai ser crucial para determinar a evolução da atual seca” e como poderá afetar as populações.

Bruxelas lança um plano para promover a indústria de emissão zero

A medida apresentada por Bruxelas esta quinta-feira vem no seguimentos dos subsídios na China e nos Estados Unidos para impulsionar a indústria verde.
Comentários