[weglot_switcher]

Agência do Ambiente executou derrocada controlada de arriba na praia dos Arrifes, no Algarve

Esta ação contou com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira e da Capitania do Porto, de Portimão.
7 Dezembro 2020, 07h40

APA – Agência Portuguesa do Ambiente executou uma derrocada controlada de uma arriba na praia dos Arrifes, no Algarve.

“A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua Administração de Região Hidrográfica do Algarve, executou (…) [na passada xsexta-feira, dia 4 de dezembro], uma derrocada controlada na praia dos Arrifes, com a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira e da Capitania do Porto, de Portimão”, revela um comunicado deste organismo.

Segundo esse documento, “as derrocadas controladas são uma prática preventiva que permite aumentar o nível de segurança de pessoas e bens pois a estabilidade de arribas é imprevisível fruto da variabilidade natural destas estruturas”.

“Para o efeito, a APA procede frequentemente à observação das arribas rochosas do Algarve e ao registo sistemático dos movimentos de massa (desmoronamentos), em especial no Barlavento algarvio. Esta observação sistemática das arribas faz-se por terra (em saídas de campo de rotina ou específicas após a ocorrência de tempestades ou forte precipitação) ou por mar (através de viagens a bordo de embarcação em colaboração com as capitanias dos Portos) e por ar (obtendo fotografia continua da costa, pelo menos uma vez por ano)”, assegura o comuniucado em questão.

A APA adianta que, “complementarmente foi construída uma rede de observadores locais (Câmaras Municipais, Polícia Marítima, pescadores e proprietários de apoios de praia) instruídos para comunicarem qualquer ocorrência associada à geodinâmica das arribas, seja a ocorrência de um desmoronamento, seja o aparecimento de sinais de agravamento de instabilidade, nomeadamente fendas de tração, reportando diretamente ou através do Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental – COSMO”.

“A APA encontra-se a avaliar a intervenção em ocorrências verificadas nos últimos dias, na praia de Maria Luísa, na praia de Porto de Mós e da Salema”, conclui o comunicado em questão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.