Agência Espacial Europeia incentiva empresas portuguesas a incorporar tecnologia espacial noutros setores

O Programa de Investigação Avançada em Sistemas de Telecomunicações (ARTES) da Agência Espacial Europeia (ESA) é dinamizado em Portugal pelo Instituto Pedro Nunes, na vertente de aplicações terrestres. Tem como objetivo apoiar projetos que incorporem tecnologia espacial noutros setores, tais como transportes, energia, saúde, agricultura, meio ambiente e segurança. 

No dia 20 de junho, terça-feira, o Instituto Pedro Nunes (IPN) promove, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, pelas 09h30, o workshop “Como escrever boas propostas para o ARTES”, uma iniciativa dirigida a futuros candidatos a este programa, que tem como objetivo expandir a comunidade de empresas portuguesas que apliquem sistemas ou tecnologias espaciais noutros domínios, tais como transportes, energia, saúde, agricultura, meio ambiente e segurança.

A abertura do workshop, às 09h30, está a cargo do Instituto Pedro Nunes (IPN) enquanto Embaixador do programa ARTES em Portugal, e aguarda-se a confirmação dos nomes dos representantes do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da ANACOM.

Pelas 10h30, Norbert Huebner, da Agência Espacial Europeia, vai ensinar a melhor forma de elaborar uma boa proposta a quem procura financiamento com o programa ARTES.

Até à data, o IPN já apoiou seis projetos em áreas como a Agricultura, Space Weather, Energia, Recursos do Mar, entre outros.

O programa ARTES da ESA é promovido em Portugal pelo IPN e tem o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da ANACOM.

A inscrição na iniciativa é gratuita e pode ser feita aqui.

Programa: 

09:30 – Welcome and reception of the participants

10:00 – Opening: Objectives of the Workshop and space opportunities in Portugal

10:30 – How to write a Good Proposal for ARTES
Norbert Huebner, ESA IAP

11:30 – Brief coffee-break

12:00 – ARTES calls presentation and Q&A

12:30 – Closing notes

 

 

 

 

 

Recomendadas

Unicórnio Anchorage Digital ensina cripto e blockchain a mais de mil engenheiros

O acordo entre a tecnológica e o Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos prevê a organização de eventos que formem os seus membros sobre os aspetos técnicos relacionados com blockchain e sistemas descentralizados, bem como oportunidades de carreira nestas áreas.

Networking e praia. Evento de empreendedorismo internacional chega a Portugal em 2022

Depois de três edições no México, o Pitch at the Beach atravessa o Oceano Atlântico para alargar a sua rede de networking até à zona costeira portuguesa.

European Innovation Academy regressa em 2022 à versão presencial

A versão online deste ano atingiu os objetivos propostos e uma parte dos instrumentos criados para a a suportar vão continuar ativos: afinal, é a inovação digital que faz correr a academia.
Comentários