[weglot_switcher]

Agência Nacional de Inovação promove debate sobre transportes, mobilidade e logística em Sines

Entre 2014 e 2017 as empresas nacionais investiram 187,5 milhões de euros em projetos enquadrados na área temática ‘Transportes, Mobilidade e Logística’, que se integra no eixo ‘Mobilidade, Espaço e Logística’, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020)”.
9 Março 2020, 19h49

A Agência Nacional de Inovação promove hoje, dia 10 de março, mais uma sessão integrada no ‘Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação’, dedicada ao tema ‘Transportes, Mobilidade e Logística’.

O evento, que conta com o apoio da aicep Global Parques, terá lugar na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

“A iniciativa é composta por dois momentos distintos. Da parte da manhã, durante um ‘workshop’ temático, irá realizar-se uma mesa redonda seguida de dinâmicas de grupo e que será finalizada com um momento para debate e conclusões. Da parte da tarde, terá lugar um ‘Focus Group Meeting’ que incluirá um ‘pitch’ com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas”, esclarece um comunicado da organização desta iniciativa.

De acordo com esse documento, “entre 2014 e 2017 as empresas nacionais investiram 187,5 milhões de euros em projetos enquadrados na área temática ‘Transportes, Mobilidade e Logística’, que se integra no eixo ‘Mobilidade, Espaço e Logística’, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020)”.

“A iniciativa integra o ‘Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação’, promovido no âmbito do projeto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER. Nos próximos meses, a ANI vai continuar a promover um conjunto de iniciativas sobre a valorização do conhecimento, subordinado a áreas e a setores estratégicos da economia nacional considerados prioritários no âmbito da especialização inteligente”, defende o referido comunicado.

A mesma nota assinala que, de acordo com o relatório ‘Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)’, produzido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, entre 2014 e 2017, o investimento em I&D na área temática de ‘Transportes, Mobilidade e Logística’ decresceu cerca de 10% em 2015, para recuperar 5,6% no ano seguinte.

Em 2017, o crescimento foi de 16,6% face a 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.