Agenda do investidor para 14 de dezembro

O INE divulga dados sobre a Construção do terceiro trimestre do ano e as paridades de poder de compra de 2015. No último dia de reunião, a Fed apresenta as projeções económicas e a decisão sobre as taxas de juro.

O Eurostat apresenta o Índice de Produção Industrial de outubro de 2016 e o Banco de Portugal apresenta as considerações mensais sobre a economia portuguesa no Boletim Económico.

O Banco Central Europeu (BCE) tem agendada uma reunião do Conselho de Governadores sobre política não monetária.

O Instituto Nacional de Estatística divulga dados sobre a Construção: Obras Licenciadas e Concluídas do terceiro trimestre do ano e as paridades de poder de compra de 2015.

Às 9h00, no Reino Unido, é apresentado o Índice de Rendimentos Médios semanal e a variação no número de desempregados.

O governador do Banco de Inglaterra (BoE) Mark Carney tem marcado um discurso para as 12h15.

Às 10h00, no Parlamento, decorrerá a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. Às 10h30, está agendada uma Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Às 13h30, é anunciada a medida mensal das vendas a retalho subjacentes nos Estados Unidos relativa a novembro, que é considerado um indicador relevante sobre os gastos do consumidor e do ritmo da economia, com uma previsão de 0,5%, bem como as vendas a retalho. É divulgado, em simultâneo, o Índice de Preços do Produtor (PPI) respeitante a novembro.

Às 15h00, são apresentados os inventários de petróleo bruto da Administração de Informação de Energia (EIA), que medem o aumento de barris por semana em stock nas empresas dos EUA. Os analistas prevêem uma diminuição de 1,584 milhões de barris de crude.

Neste dia termina reunião de dois dias do Comité do Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed) norte-americano.

Às 19h00, o Comité Federal do Mercado Aberto da Reserva Federal dos EUA faz uma declaração pública sobre a política monetária e apresenta a decisão sobre as taxas de juro a curto prazo. Às 19h30, decorrerá uma conferência de imprensa.

Em Viena, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o relatório mensal do mercado do petróleo.

Recomendadas

Turismo. Hóspedes e dormidas em outubro superam em mais de 5% o registo pré-pandemia

O mercado interno contribuiu com 1,8 milhões de dormidas (-2,7% face ao mesmo mês do ano passado), ao passo que os mercados externos somaram 4,9 milhões (+37,3%).

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Vendas no comércio a retalho cresceram 0,5% em volume no mês de outubro

O agrupamento dos produtos alimentares registou uma queda homóloga de -3,2% no mês em análise (-0,2% em setembro). Por outro lado, nos produtos não alimentares observou-se um crescimento de 3,5% (4,3% em setembro).
Comentários