Agenda do investidor para 22 de dezembro

BCE divulga o relatório mensal da zona euro sobre os interesses do mercado monetário e perspetivas de crescimento. Do outro lado do Atlântico, é divulgado o PIB trimestral.

O Banco Central Europeu divulga, às 9h00, o relatório do BCE da zona euro com informações mensais sobre os interesses do mercado monetário e perspectivas de crescimento.

O Banco de Portugal divulga o boletim estatístico e os indicadores balança financeira, taxa de juro de novos empréstimos da IFM, crédito ao setor privado, dormidas na hotelaria, balanças de bens e serviços, investimento direto, balanças corrente e de capital, montantes dos novos empréstimos e o endividamento do setor não financeiro e financiamento das instituições públicas de outubro de 2016. Divulga, ainda, dados sobre o consumo de gasolina e gasóleo de setembro de 2016, vendas de cimento de novembro deste ano.

No Reino Unido, às 9h30, é apresentado o Produto Interno Bruto (PIB) anual e trimestral, com os analistas a avançarem previsões de 2,3% e  0,5%, respetivamente.

Nos Estados Unidos, às 13h30, é divulgado o PIB trimestral, com uma previsão de 3%, bem como a inflação associada ao PIB, o consumo privado, as encomendas de bens duradouros e os pedidos semanais de subsídios de
desemprego.

No Parlamento, às 15h00, tem início o debate quinzenal com o primeiro-ministro António Costa.

À mesma hora, decorre a assembleia geral extraordinária da Vista Alegre Atlantis (VAA) e, às 20h00, tem início a assembleia geral ordinária do Montepio Geral.

Recomendadas

Banco Nacional de Angola desce juros, em contraciclo com os outros bancos centrais

O comité que decide a política monetária angolana justificou a descida dos jurps com a “consistência do abrandamento da evolução de preços na economia nacional, particularmente desde o início do ano, como resultado do contínuo e rigoroso controlo da liquidez, da apreciação do kwanza em relação às principais moedas utilizadas nas transacções com o exterior”.

CAP contesta que tese de que subsídios dados aos agricultores sejam “perversos”

“A temática da água, do seu bom uso e utilização como recurso, é um assunto levado muito a sério pelos agricultores e demasiado importante para se subordinar a declarações falsas e difamatórias de um único responsável”, refere a confederação em resposta a Joaquim Poças Martins.

Goldman Sachs alerta para alastramento da inflação na zona euro e prevê mais 75 pontos nos juros em outubro

A pressão nos preços do bloco da moeda única dá sinais de se alastrar a vários sectores, levando o banco de investimento a rever em alta a sua projeção para a inflação subjacente em 2023. Reunião de outubro do BCE deve trazer nova subida de 75 pontos base, acrescenta.
Comentários