Agenda do investidor para 29 de novembro

Em Portugal, o grande destaque será a a votação final do orçamento de estado para 2017. Será também um dia com variados indicadores económicos.

O instituto francês de estatísticas apresenta, às 7h45 horas, o produto interno bruto no terceiro trimestre. Espera-se uma variação de 0,2%.

A partir das 10h00 horas decorre a votação final global do Orçamento do Estado para 2017, no parlamento. O OE17, apresentado pelo governo de António Costa, deverá ser aprovado com os votos do PS, Bloco de Esquerda, PCP/PEV e PAN.

Às 10h45 horas, o tesouro italiano promove um leilão de dívida, com maturidades, a cinco e dez anos. Os investidores estarão muito atentos à taxa de juro, devido à proximidade  do referendo constitucional em Itália, e á recente subida das ‘yields’ da dívida italiana.

O INE divulga às 11h00 horas, os resultados dos inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores de novembro. Serão também divulgados, pelo Eurostat, dados semelhantes em relação à Zona Euro.

Às 13h00 horas é divulgado, na Alemanha, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) alemão para novembro. Os analistas antecipam uma variação de 0,1% face ao mês anterior, e uma variação de 0,8% face ao período homólogo.

Às 13h30 horas, o ‘Bureau of Economic Analysis’ divulga a segunda estimativa do PIB para o terceiro trimestre nos Estados Unidos. Os analistas antecipam um crescimento de 3,0%, uma décima acima da primeira estimativa.

Às 15h00 horas, o ‘conference board’, apresenta a confiança dos consumidores nos EUA, em novembro. Os analistas antecipam um aumento de 98,6 para 101,2.

A subida das ‘yields’ das obrigações soberanas, a apreciação do dólar face às outras moedas, e a eventual subida da taxa de juro, por parte da FED, em dezembro, poderão ser alguns dos temas abordados por Dudley e Powell, ambos membros da FOMC.

Recomendadas

Mais do que o mercado global, a imigração digital estimula as economias locais

Atualmente, a maior parte da inovação ocorre de forma colaborativa e a mobilidade global das pessoas tem sido um fator importante no aumento do número de polos criativos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Turismo. Hóspedes e dormidas em outubro superam em mais de 5% o registo pré-pandemia

O mercado interno contribuiu com 1,8 milhões de dormidas (-2,7% face ao mesmo mês do ano passado), ao passo que os mercados externos somaram 4,9 milhões (+37,3%).
Comentários