Agenda do investidor para 30 de novembro

O grande foco do dia vai estar na cidade de Viena, onde a OPEP vai reunir-se para debater o acordo de redução do excedente de oferta de petróleo, sem esquecer os muitos indicadores económicos divulgados na Europa e nos EUA.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo reúne-se hoje em Viena com o objetivo de implementar o acordo delineado na Argélia para cortar a produção em cerca de um milhão de barris por dia. Em Setembro, a OPEP, que representa um terço da produção global de petróleo, acordou reduzir a produção para os 32,5-33 milhões de barris por dia contra os actuais 33,64 milhões para aumentar os preços do petróleo, que caíram para menos de metade desde meados de 2014.

O Banco de Inglaterra divulga, às 7h00, o relatório de estabilidade financeira, que indicará os riscos para o sistema bancário britânico.

Às 7h00 é divulgada a variação nas vendas a retalho na Alemanha em outubro. O mercado antecipa um crescimento de 1%, em setembro a variação tinha sido -1,4%.

A taxa de desemprego na Alemanha é divulgada às 8h55. Os analistas esperam que a taxa se mantenha nos 6%.

A estimativa rápida da inflação na Zona Euro em novembro é revelada às 10h00, e será o último dado sobre a evolução dos preços antes da reunião do BCE, a 8 de Dezembro. Os economistas esperam que a taxa se situe em 0,8%, face ao mesmo mês do ano passado.

O INE divulga, às 11h00,  estimativas mensais de emprego e desemprego; índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho e índices de produção industrial, todos eles referentes a outubro de 2016. Apresenta ainda as contas nacionais trimestrais do terceiro trimestre.

O presidente do BCE, Mario Draghi, fará um discurso às 12h30 em Madrid, no evento de comemoração do centésimo aniversário da “Universidade  Deusto Business School”.

Nos EUA, é divulgada às 13h15, a variação, em novembro, nos empregos privados. Os analistas esperam 165 mil novos empregos criados.

Às 15h30, são divulgados os stocks semanais de petróleo, nos EUA. Os analistas antecipam um stock de 636 mil barris.

O livro Beje, que é o mais completo relatório sobre a situação económica dos Estados Unidos, é publicado às 19h00, e deverá confirmar bons dados económicos ao Comité Federal de Mercado Aberto do banco central americano.

A partir das 19h00, os acionistas do Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD reúnem-se em Assembleia geral ordinária.

Recomendadas

Ministra sinaliza que trabalhadores que recebem salário mínimo não terão perda de poder de compra em 2023

Vem aí uma “negociação intensa”, antecipou a ministra do Trabalho, à saída da reunião em que apresentou aos parceiros sociais as propostas do Governo para o acordo de rendimentos. Entre elas, está a vontade que o salário mínimo suba mais do que a inflação.

Fenadegas pede apoio para adegas cooperativas e produtores de vinho

A Fenadegas diz que “contrariamente às expetativas criadas, nas medidas anunciadas pelo governo para colmatar os efeitos negativos desta crise, não foi previsto nenhum apoio específico para os produtores de vinho e suas unidades de vinificação”.

Goldman Sachs prevê queda de 1% do PIB da zona euro até ao segundo trimestre

“Os sectores químico e automóvel da Alemanha confirmam que o ritmo de paralisações por causa do aumento dos custos de energia provavelmente acelerará”, reforçam os economistas do Goldman Sachs.
Comentários