[weglot_switcher]

Agricultores da Madeira apoiados com 2 mil enxertias em cerejeiras

Está prevista a realização de cerca de duas mil enxertias em cerejeiras no Jardim da Serra, na ilha da Madeira. É quase o triplo das verificadas no ano anterior, envolvendo um número aproximado de 30 pomares de agricultores.
19 Janeiro 2017, 11h38

Trata-se de uma ação que resulta do apoio técnico que se repete por parte da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas à realização do evento anual “Tempos de Hortifruticultura”, promovido pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, em articulação com o CDISA – Quinta Leonor.

Uma colaboração a conceder pela Direção Regional de Agricultura, que se vai centrar a dois níveis.

Numa primeira fase, que teve início a 17 de janeiro, com o objetivo de promover a renovação dos pomares de cerejeiras e potenciar a produção das novas plantações, uma equipa de enxertadores vai proceder ao trabalho de enxertia das plantas com as tais cerca de duas mil enxertias.

Num segundo momento, em parceria com agricultores a selecionar, vão ser plantados como porta-enxertos 100 cerejeiras bravas regionais, obtidas pelo laboratório de reprodução vegetativa Microlab, e 250 “Prunus avium” adquiridos pela Direção Regional de Agricultura. O objetivo visa testar a sua esperada maior resistência a um problema que se vem registando nos solos dos cerejais do Jardim da Serra, e que resulta de uma significativa contaminação pela Armillaria mellea. Um fungo que ataca a raiz das cerejeiras, e não existe tratamento químico possível para o combater.

As medidas que permitem atenuar os danos causados por este fungo, passam pela correção da reação do solo, por forma a dificultar o seu desenvolvimento e minimizar a sua propagação, e pela incorporação de matéria orgânica, de acordo com as análises de solo nas épocas adequadas, na rebentação da planta e no vingar dos frutos.

A experimentação com porta-enxertos mais resistentes aos efeitos desta doença poderá constituir mais uma solução para atenuar a problemática. E, se for bem-sucedida, vai permitir criar campos de pés-mãe para futura retirada de material para alcance a todos os cerejais infetados.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.