Agricultura “brilha” com 24% para PIB moçambicano

O setor agrário em Moçambique contribui com cerca de 24% para o Produto Interno Bruto (PIB) e 20% das exportações, anunciou o secretário permanente do Ministério da Agricultura, Daniel Clemente, citado pelo diário Notícias. Falando segunda-feira à margem do workshop sobre estatísticas agrárias rurais em África, uma iniciativa do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), […]

O setor agrário em Moçambique contribui com cerca de 24% para o Produto Interno Bruto (PIB) e 20% das exportações, anunciou o secretário permanente do Ministério da Agricultura, Daniel Clemente, citado pelo diário Notícias.

Falando segunda-feira à margem do workshop sobre estatísticas agrárias rurais em África, uma iniciativa do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), Daniel Clemente afirmou que o setor continua porém a ser dominado pela agricultura familiar, com pouca ligação ao mercado e falta de tecnologias para dinamizar a produção.

“É sabido que a agricultura joga um grande papel nos nossos países. No caso de Moçambique, ela constitui uma atividade económica muito importante que fornece a base de subsistência e de segurança alimentar a mais de 80% agregados familiares”, frisou Daniel Clemente.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

BdP aponta a crescimento de 6,7% e inflação de 7,8% este ano

As atualizações de outubro das projeções macro do banco central mostram revisões em alta em relação aos 6,3% de crescimento e 5,9% de inflação projetados em junho, com o consumo privado e o turismo a apoiarem a recuperação.

Vendas a retalho caem 0,3% na zona euro e 0,2% na UE em agosto

Comparativamente com o mês de agosto do ano passado, registaram-se quedas mais acentuadas, na ordem dos 2,0% e 1,3% respetivamente, de acordo com o Eurostat. Em Portugal, porém, a evolução foi positiva, quer face a julho do presente ano, quer face a agosto de 2021.