[weglot_switcher]

Água: Pagar mais 50 cêntimos por ano evita aumentos no interior

Com a entrada em vigor da alteração do regime económico e financeiro dos recursos hídricos, consumidores irão pagar mais 50 cêntimos.
27 Janeiro 2017, 16h54

Os consumidores vão pagar uma taxa de 50 cêntimos por ano de modo a compensar os custos de distribuição mais elevados no interior do país. Desta forma, será evitado o aumento das tarifas para a população daquelas regiões.

O Conselho de Ministros de quinta-feira aprovou o decreto-lei que “altera o regime económico e financeiro dos recursos hídricos”, cita a Lusa.

O custo será repartido por todos os consumidores: “esta nova parcela da TRH determina um aumento na fatura dos consumidores finais dos serviços de águas de quatro milésimos do euro, pelo que cada família contribuirá com cerca de 50 cêntimos por ano para o apoio aos sistemas do interior”, explica o Ministério do Ambiente em comunicado à Lusa.

“A Taxa de Recursos Hídricos (TRH) passa a ter uma componente ‘S’, cujo valor vai ser integralmente destinado a compensar os maiores custos em que incorrem os sistemas multimunicipais de águas localizados nos territórios de baixa densidade, prevenindo, assim, os aumentos das respetivas tarifas”, acrescentou ainda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.