AICEP revela eficácia do programa Inov Contacto

A 26ª edição do programa já está a receber entidades de acolhimento e estagiários interessados. Todas as estatísticas apontam para uma forte satisfação dos que passaram pelo programa de estágios internacionais.

A AICEP celebrou os 25 anos do Programa de Estágios Internacionais Inov Contacto, “25 anos de sucesso e missão cumprida seja na formação de mais de seis mil jovens em competências internacionais, seja no apoio às cerca de 1.400 entidades e empresas que nos têm acompanhado e ajudado a fomentar o talento português e a competitividade de Portugal”, refere a agência ainda liderada por Luís Castro Henriques.

“O Programa Inov Contacto e todas as equipas envolvidas, bem como as empresas e os jovens estagiários estão de parabéns. São 25 anos a contribuir para a qualificação adicional de jovens quadros, através da sua integração em projetos internacionais e a impactar a competitividade das empresas. São 25 anos a incrementar a internacionalização da economia portuguesa e a promover a imagem de Portugal no mundo”, referiu Castro Henriques.

Recorde-se que o Inov Contacto é um programa de estágios internacionais cofinanciado por fundos europeus, criado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, para formar talento português e apoiar a internacionalização das empresas. Destina-se a jovens com formação superior e entidades que queiram reforçar as suas equipas de internacionalização.

Além dos jovens e das entidades ‘atingidas’, o programa agrega acolhimento em 85 países e a criação de uma rede internacional de conhecimento que conta com cerca de 5.700 profissionais. Refira-se ainda que, segundo a AICEP, 92% dos estagiários consideram que a experiência impulsionou a sua carreira internacional, 94% afirmam que melhorou a capacidade de networking, 89% indicam que contribuiu para o enriquecimento de competências, 96% realçam a experiência cultural, 88% assinalam o estágio como a oportunidade de adquirir aquisição de novas competências e, finalmente, 97% recomendam o programa.

A mais recente edição reforçou a formação ao longo do estágio, “tendo sido abordado o potencial do LinkedIn no início da carreira profissional e criadas duas plataformas em streaming, uma para acompanhar os estagiários em práticas de bem-estar e equilíbrio e uma ferramenta de reforço de competências e transferência de conhecimentos entre antigos estagiários do programa, atualmente, profissionais reconhecidos em termos de internacionalização, que para isso se disponibilizaram e alguns dos participantes na atual edição do Inov Contacto”.

Para a agência, esta ferramenta “cria relações de acompanhamento e orientação, não só durante os estágios, mas também para além da frequência do programa”. Todas estas iniciativas tiveram, da parte dos estagiários, uma adesão superior a 60% e registaram uma satisfação que ultrapassa os 70%. Quanto às entidades de acolhimento, 100% consideram-se satisfeitas com a estrutura do programa e o acompanhamento do estágio e 99% assinalam a progressão do desempenho dos jovens ao longo do estágio.

As candidaturas para a 26ª edição do Inov Contacto estão abertas até 30 de novembro para as entidades de acolhimento e para os estagiários até 7 de dezembro, informa ainda a AICEP.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 25 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Costa anuncia reforço das transferências para Ensino Superior e aumento das bolsas

O primeiro-ministro anunciou hoje um reforço extraordinário em 25 milhões de euros para as instituições de Ensino Superior e um aumento de 10% das bolsas para os estudantes, com mais cinco pontos percentuais para os alunos deslocados.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 24 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários