[weglot_switcher]

AINanoTEC promove criação de 15 startups tecnológicas

O programa visa identificar ideias e projetos nas áreas da inteligência artificial, nanotecnologia e tecnologias de informação e comunicação. As candidaturas selecionadas irão integrar a uma rede internacional de mentores e stakeholders.
11 Agosto 2021, 15h25

As candidaturas para o Concurso de Ideias e Tecnologias do Programa de Empreendedorismo Tecnológico AINanoTEC estão a decorrer até dia 3 de setembro de 2021 e os seus responsáveis – Fraunhofer Portugal, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA – querem encontrar ideias inovadoras nas áreas da Inteligência Artificial (IA), Nanotecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendam levar ao mercado as suas ideias e tecnologias, o programa tem como objetivo apoiar a criação de mais de 15 novas startups disruptivas em Portugal, refere a entidade responsável em comunicado.

“Este concurso destina-se a todos os que pretendem explorar as suas ideias ou resultados de I&D nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia ou TIC, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados. As propostas selecionadas vão integrar o Programa e usufruir gratuitamente de diversas atividades”.

Para além de identificar e selecionar ideias, tecnologias e pré startups nas áreas referidas, o programa AINanoTEC tem como objetivos o apoio à criação de startups, a integração dos participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar ideias e responder à necessidades das pré startups e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências.

Para apoiar os participantes e os respetivos projetos, “o Programa AINanoTEC disponibiliza um vasto ecossistema do qual fazem parte investidores, end-user companies, parceiros tecnológicos, coachers, e ainda uma rede de mentores nas mais diversas áreas, como Negócio, Finanças, Capital de Risco, Marketing Digital, Nanotecnologia, TIC, Inteligência Artificial, Ambiente ou Saúde, entre outras”.

Na segunda fase do programa, com arranque em setembro de 2021, “os participantes terão acesso a bootcamps para desenvolvimento e aceleração de ideias, através de atividades temáticas de coworking, matching, pitching e mentoring com uma rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders”. Após este período, tem início a fase de aceleração que decorre até abril de 2022, seguindo-se a fase de scale-up com pilotos e demonstrações até março de 2023.

Fundada em 2008 – e como resultado de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para as empresas. Os seus parceiros são o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, organização intergovernamental de investigação científica, composta por mais de 400 pessoas de 40 nacionalidades, e a Inova-Ria, associação de empresas para uma rede de inovação criada em Aveiro em 2003.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.