A Air Liquide e a Siemens Energy anunciaram esta quinta-feira a criação de uma ‘joint venture’ dedicada à produção em massa na Europa de eletrolisadores de hidrogénio renováveis à escala industrial.
Numa nota enviada à imprensa, as duas partes explicam que a parceria permitirá a emergência de uma economia sustentável do hidrogénio na Europa e promoverá um ecossistema europeu para a eletrólise e a tecnologia do hidrogénio.
De acordo com a empresa francesa, o início da produção deverá ocorrer na segunda metade do próximo ano, estando previsto o aumento para uma capacidade de produção anual de três gigawatts em 2025.
“A criação desta joint-venture franco-alemã é um passo importante para a emergência de um ecossistema europeu líder em matéria de hidrogénio renovável e com baixo teor de carbono. Ao aumentar a produção de eletrolisadores de grande escala, a Air Liquide e a Siemens Energy poderão proporcionar aos seus clientes acesso a grandes quantidades de hidrogénio renovável competitivo e descarbonizar as suas atividades. Em linha com a sua estratégia de Desenvolvimento Sustentável, a Air Liquide está mais do que nunca empenhada em fazer do hidrogénio uma força motriz da transição energética e da luta contra o aquecimento global”, explicou o CEO da Air Liquide, François Jackow.