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Airbnb: Experiência local alimenta negócio global

A ideia nem sequer era original, mas a “elegância” da solução apresentada aos anfitriões e aos hóspedes elevou a Airbnb a um dos maiores sucessos da história do capitalismo. De tal forma que parece ter um grande historial atrás de si, mas só nasceu há cerca de 11 anos, pela mão de três empreendedores de São Francisco, com destaque para o atual CEO Brian Chesky. Sendo claro que o paraíso tem problemas, os investidores ignoraram-nos olimpicamente no IPO desta semana.
12 Dezembro 2020, 17h00

Parecem longínquos os tempos em que Brian Chesky, Joe Gebbia e Nate (Nathan) Blecharczyk tiveram a original ideia de criar a plataforma digital Airbnb, para promover a estadia de turistas em casas de proprietários disponíveis para mostrar o melhor que têm as suas habitações e as regiões em que se inserem, promovendo o turismo e as economias locais por todo o mundo, mas, claro, criando uma grande pressão concorrencial à hotelaria tradicional. Mas a verdade é que a Airbnb só começou a funcionar em 2009, como uma startup. Tudo parece ter começado a rodar com a cerimónia da tomada de posse do presidente norte-americano Barack Obama, na semana de 19 de janeiro de 2009. Os três referidos empreendedores não queriam só assistir a um momento de história, queriam, acima de tudo, começar a fazê-la, como nos conta Brad Stone no livro “As Upstarts”, editado em Portugal pela Actual em novembro de 2017.

“Os três fundadores de um site pouco conhecido chamado ‘Airbedandbreakfast.com’ [ar, ou seja, transporte aéreo, cama e pequeno almoço], decidiram à última hora ir assistir à cerimónia. Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk convenceram um amigo, Michael Seibel, CEO do site de streaming de vídeos Justin.tv, a ir com eles. Rondavam todos os vinte e poucos anos e não tinham nem bilhetes para as celebrações, nem roupas de inverno, nem sequer uma ideia muito clara do calendário oficial daquela semana. Porém, sentiram que aquela poderia ser uma oportunidade. A empresa deles arrastava-se há mais de um ano sem grande sucesso. Mas os olhos do mundo estavam postos na capital americana, e decidiram aproveitar-se disso”, revela Brad Stone. Apesar de ter sido “a madrugada mais fria da minha vida”; “quando o sol apareceu, aplaudimos todos”, Chesky e os seus parceiros ganharam inspiração com o discurso de Obama numa histórica tomada de posse e multiplicaram anúncios de alojamento disponível por toda a Washington. Foi uma roda que nunca mais parou.

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