[weglot_switcher]

Ajuda médica alemã já chegou a Portugal. Governo destaca “grande espírito de solidariedade da Alemanha”

Os 26 elementos dos serviços de saúde das forças armadas alemãs chegaram esta quarta-feira, com material médico que inclui camas e ventiladores, e vão ficar em Portugal por 21 dias. Áustria e Espanha também querem ajudar.
  • Câmera com flash
3 Fevereiro 2021, 14h10

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho destacou, esta quarta-feira, o “grande espírito de solidariedade da Alemanha” no envio dos 26 profissionais de saúde que irão prestar apoio a Portugal no combate à pandemia. Os oito médicos e 18 enfermeiros, que chegaram esta tarde ao aeroporto militar de Figo Maduro, Lisboa, maioria com especialidade em medicina intensiva, permanecerão em Portugal, pelo menos, até três semanas.

“Há dias escrevi uma mensagem à ministra [da Defesa] alemã para agradecer o apoio. A resposta foi muito simples: é para isso que servem os amigos”, disse Gomes Cravinho em declarações aos jornalistas.

Estes profissionais de saúde e o material médico que trouxeram irão ser reencaminhados para o Hospital da Luz. Recorde-se, que este hospital está neste momento a colaborar com o Hospital Amadora-Sintra desde 27 de janeiro, dia em que foram transferidos vários doentes devido ao excesso de pressão sobre a rede de oxigénio.

Marta Temido, ministra da Saúde, já tinha confirmado, numa entrevista à “RTP”, que Portugal estava a accionar todos os mecanismos de que dispunha no quadro internacional para prestar “a melhor assistência aos utentes” dos serviços de saúde. Mas também lembrou que a situação periférica de Portugal, no extremo ocidental da Europa, não facilitava a “circulação transfronteiriça de doentes” que já era normal na Europa central.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou a 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, e foi agora concretizado com uma equipa constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais oito médicos, sendo igualmente transportados 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

De acordo com um comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal, os profissionais de saúde alemães permanecerão no país “durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de Março, caso seja necessário”.

Áustria e Espanha preparados para ajudar Portugal no combate à pandemia

Além da ajuda alemã, também a Áustria já se mostrou disponível para prestar apoio tendo  embaixador da Áustria em Lisboa anunciado, na segunda-feira, que está a fazer um levantamento naquele país para saber quantas camas de cuidados intensivos tem disponíveis para doentes portugueses com Covid-19. O anuncio chegou um dia depois de o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, ter anunciado, nas redes sociais, que a Áustria oferecera este apoio a Portugal para receber doentes com Covid-19 e em cuidados intensivos.

O governo espanhol também se ofereceu para ajudar Portugal a debelar a pandemia. “Houve uma oferta de apoio por parte das autoridades espanholas”, disse à Lusa o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes, acrescentando que estão a ser avaliadas, a nível técnico, as “modalidades desse apoio”.

Embora esteja a ser equacionada estas duas ajudas, Portugal ainda não formalizou estes pedidos de apoio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.