[weglot_switcher]

Al Qaeda terá escolhido um egípcio para suceder a al-Zawahiri

Saif al-Adel, um ex-comando egípcio e um dos últimos sobreviventes da geração fundadora da Al Qaeda – e que passou grande parte das últimas duas décadas no Irão – é, segundo os observadores ocidentais, o mais provável herdeiro da cadeia de comando do grupo terrorista, depois da morte, esta semana, de Ayman al-Zawahiri, na sequência de um ataque de drones da responsabilidade dos Estados Unidos.
6 Agosto 2022, 17h00

Segundo as agências internacionais, Saif al-Adel foi um servidor leal de Osama bin Laden e chegou a ser líder interino da Al Qaeda em 2011, altura em que organizou o processo de sucessão em favor de al-Zawahiri, primeira escolha do próprio bin Laden. Com o seu afastamento, o egípcio não parece ter, segundo a análise ocidental, qualquer competidor à altura, num quadro em que a questão geracional é um posto.

Saif al-Adel (que quer dizer Espada da Justiça) é em grande medida um desconhecido: existem apenas algumas supostas fotografias suas – nenhuma delas com bin Laden, ao contrário do que acontecia com al-Zawahiri – e terá simulado a sua morte quando tinha apenas 20 anos. Nascido no início da década de 1960, é um antigo coronel do exército egípcio que os Estados Unidos acusam de ter participado nos atentados à bomba da embaixada dos Estados Unidos no Quénia em 1998.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.