[weglot_switcher]

Alain Juppé não será candidato às presidenciais francesas

O antigo primeiro-ministro anunciou que fica de fora da candidatura à Presidência da República francesa. A declaração acontece após Nicolas Sarkozy ter proposto uma reunião com François Fillon e o próprio Alain Juppé.
6 Março 2017, 11h29

“Confirmo de uma vez por todas que não serei candidato à Presidência da República”, declarou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa, em Bordéus, onde é presidente da Câmara.

Em  informações avançadas pela agência “Lusa”, Alain Juppé, adversário derrotado de François Fillon nas primárias da direita em novembro, disse que “refletiu” sobre a possibilidade de avançar, mas a decisão está tomada: “Confirmo de uma vez por todas que não vou concorrer”. Juppé reconheceu que “é demasiado tarde” e que não encarna “a renovação” que os franceses exigem.

A declaração acontece minutos depois de o ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter proposto uma reunião a três com François Fillon, e o próprio Alain Juppé para “encontrar uma saída digna e credível para uma situação que não pode continuar”.

Nicolas Sarkozy manifestou através de um comunicado que, “perante a gravidade da situação (…), cada um deve fazer tudo para preservar a unidade”, salientando que a situação é insustentável e que “cria uma profunda consternação nos franceses”.

Esta é a primeira vez que Sarkozy se manifesta publicamente sobre Fillon, que reiterou no domingo a intenção de manter a candidatura, não obstante enfrentar uma provável acusação criminal no próximo dia 15 de março devido ao caso dos empregos falsos que alegadamente terá concedido à sua mulher e filhos.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.