[weglot_switcher]

Alberto João Jardim: “O radicalismo catalão terá uma consequência extremamente nociva”

O anterior presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, refere que a situação da Catalunha é mais um pretexto dos estados membros da União Europeia combater a descentralização federalista.
  • Helder Santos
6 Outubro 2017, 18h07

O anterior presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, na sua página de Facebook afirmou que o radicalismo catalão terá uma consequência extremamente nociva acrescentando que a situação da Catalunha é mais um pretexto dos estados membros da União Europeia combaterem a descentralização federalista.

Alberto João Jardim começa o seu texto classificando-se como “federalista” e como “defensor de soluções referendárias”.

“Se a Europa se meter por uma sucessão de  independências fracturantes dos Estados que a compõem, estoura o  projecto de união que é a melhor garantia do futuro dos nossos países”, afirma.

O anterior presidente do Governo Regional diz que “a necessária federalização encontra-se muito distante” e atribui isso à “hipocrisia dos Governos centrais dos Estados-membros e da incompetência das suas actuais medíocres “classes políticas” e respectivos partidos”.

Alberto João Jardim identifica a crise económica-financeira como um pretexto “para os Estados-membros da UE travarem a evolução política descentralizante, bem como a construção federal da Europa” acrescentando que estes estados “voltaram ao centralismo jacobino de combates à emancipação regional, mentirosamente apresentada como “perigo para a própria sobrevivência nacional”.

O anterior líder do executivo da Madeira defende ainda que “o federalismo é a receita para a sobrevivência”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.