[weglot_switcher]

Albuquerque vai a Lisboa para discutir fundos comunitários

Para o líder do Governo Regional é fundamental para as Regiões Ultraperiféricas (RUP) manterem o quadro de apoio designadamente o fundo de coesão como forma de assegurarem o desenvolvimentos das ilhas e das ultraperiferias.
6 Março 2018, 10h11

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, viaja esta terça-feira para Lisboa para discutir os fundos comunitários para a Região Autónoma. Na agenda está o quadro de apoio europeu. O líder do executivo madeirense reforça a importância de as Regiões Ultraperiféricas (RUP) terem o fundo de coesão reforçado como forma de assegurar o desenvolvimento do seu território.

Albuquerque afirma que as negociações para o próximo quadro comunitário serão muito duras devido à saída do Reino Unido da União Europeia.

Esta preocupação foi manifestada na passada segunda-feira aquando da cerimónia de assinatura de registos de pagamentos, ao abrigo dos programas de incentivos, no salão nobre do Governo Regional.

“O Reino Unido contribuía com 15 mil milhões de euros para o orçamento”, explicou o governante. “A nossa posição é mantermos tudo aquilo que é fundamental”, clarificou.

Albuquerque realçou a importância de transmitir essas necessidades ao presidente da Comissão Europeia, ao Governo da República, e aos estados membros da União Europeia.

“As RUP precisam de manter o quadro de apoio que têm tido designadamente o fundo de coesão”, alertou. “É fundamental reforçar o fundo de coesão porque são assim conseguiremos assegurar o desenvolvimento integral das ilhas e das ultraperiferias”, destacou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.