[weglot_switcher]

Álcool: Beber muito e rápido é a nova tendência entre os jovens

Inquérito a jovens de 18 anos revela que o binge drinking é a nova tendência que acompanha o consumo regular.
13 Fevereiro 2017, 13h06

O relatório de 2015 do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) sobre a situação de Portugal em matéria de álcool revela que cerca de 9% de um total de mais 117 mil jovens com 18 anos assume ter consumido diariamente, ou com uma grande frequência (20 dias num mês) bebidas alcoólicas.

O diretor-geral do SICAD, João Goulão, afirmou ao Expresso que os números “são obviamente elevados e estão muito em linha com a enorme aceitação do uso de álcool na sociedade portuguesa”, tendo sido apurados em inquérito no Dia da Defesa Nacional.

O binge drinking (consumo intensivo de bebidas alcoólicas em determinadas ocasiões, por exemplo festas) é uma realidade crescente, registando-se uma maior incidência desse tipo de consumo no Algarve e Alentejo, sendo a Madeira a região onde é menos comum.

Os dados apresentam consumos nocivos nos jovens, sendo que, no ano passado, 63% dos jovens tiveram episódios de embriaguez ligeira, 30% embriaguez severa e 47% tiveram consumos binge.

Rectificação: Notícia corrigida a 25 de fevereiro, tendo sido retiradas declarações citadas fora do contexto e outras informações. Pelo lapso, pedimos desculpa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.