Alegadas falhas do INEM em Pedrogão preocupam Ordem dos Enfermeiros e Médicos

A Ordem dos Enfermeiros pediu à Procuradoria-Geral da República que faça uma perícia ao sistema informático do INEM, a Ordem dos Médicos tem reuniões pedidas com o presidente do INEM e com o professor Xavier Viegas refere o jornal ‘Público’.

A Ordem dos Enfermeiros e dos Médicos, diz o jornal ‘Público’, estão preocupadas com alegadas falhas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), durante o incêndio em Pedrogão, divulgadas no relatório do professor Xavier Viegas. Estas classes profissionais tomaram diligência no sentido de se apurar responsabilidades neste assunto.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), esclareceu ao ‘Público’, que o relatório de Xavier Viegas “será considerado” no âmbito “das investigações em curso”.

A Ordem dos Enfermeiros pedisse à PGR que investigue “com recurso a perícias efectuadas directamente ao sistema informático do INEM e não apenas através dos relatórios ou documentos produzidos pelo próprio INEM”, refere o ‘Público’.

quanto à Ordem dos Médicos tem duas reuniões pedidas, uma com o presidente do INEM, e outra com Xavier Viegas, que têm como intuito “debater vários assuntos, um deles a situação de Pedrogão. Aguardamos a marcação. Temos de perceber o que aconteceu, porque podem existir responsabilidades que precisam de ser apuradas”, menciona o bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, ao ‘Público’.

Relacionadas

Pedrógão Grande: Marcelo apela à deslocação aos territórios afetados pelos incêndios

“E é muito importante porque mexe com a vida, mexe com a economia, mexe com a sociedade. É aquilo que é preciso que aconteça sobretudo no próximo ano, porque engrenando no próximo ano, já engrenou”, frisou o Chefe de Estado.

Pedrógão Grande, seis meses depois

O incêndio que deflagrou há precisamente seis meses, no dia 17 de junho, fez 66 mortos e 253 feridos, destruindo 500 habitações e 50 empresas.

Pedrógão: Seis meses depois do incêndio, falta começar obras em 20 das 264 casas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro espera que a totalidade das casas destruídas em Pedrógão Grande esteja reconstruída em meados de 2018.

Centro que fez relatório sobre Pedrógão acusa EDP de limpar indícios da origem do fogo

O coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra disse à TSF que a energética foi a dois locais limpar árvores após ter conhecimento do relatório.

Autarca de Pedrógão Grande quer “serviços secretos militares” a investigar fogos

O autarca não quis dar detalhes sobre eventuais suspeitas, quando questionado sobre os porquês do pedido de intervenção dos serviços secretos do Ministério da Defesa.

Pedrógão Grande: MAI envia para parlamento relatório completo de Xavier Viegas

Numa nota enviada à agência Lusa, o MAI adianta que remeteu o relatório “O Complexo de Incêndios de Pedrógão Grande e Concelhos Limítrofes” para o parlamento, de acordo com o solicitado na quarta-feira pelo presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Recomendadas

Projetos de transição vão sofrer com efeitos da crise

Os processos de transição climática em curso já estão a sofrer soluços no atual cenário macroeconómico e há lições a tirar. “Tudo vai custar muito mais do que se pensava”, garante o CEO da Madoqua Renewables ao Jornal Económico.

Marcelo diz que “assegurar a continuidade do acesso à água” é responsabilidade de todos

O Presidente da República aponta que “vivemos um momento em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo, no dia em que se celebra o Dia Nacional da água.

ComparaJá lança Guia da Reforma para ajudar pensionistas mas não só

Desde da definição de conceitos base aos apoios adicionais da reforma, passando por investimentos para a reforma, este documento lançado pelo ComparaJá promete ajudar todos os pensionistas
Comentários