[weglot_switcher]

Alemã Autodoc abre centro tecnológico em Oeiras e cria 200 novos postos de trabalho

O ‘hub’ de tecnologia da empresa que vende peças de carro online tem 1.000 m2 e é inaugurado esta sexta-feira, no Lagoas Park.
26 Maio 2023, 11h00

A empresa alemã Autodoc, de vendas online de peças e acessórios para carros, está esta sexta-feira a inaugurar um centro tecnológico em Portugal, no concelho de Oeiras. O novo hub deste marketplace do sector automóvel, num dos edifícios do Lagoas Park, deverá criar 200 postos de trabalho até ao final deste ano.

Os primeiros 100 trabalhadores já foram contratados e houve até colaboradores que foram transferidos de outras localizações da empresa, nomeadamente 20 oriundos da Ucrânia, para esta nova divisão. Porém, o plano da retalhista digital é até mais ambicioso: tornar este espaço de desenvolvimento tecnológico no maior da Europa a longo prazo.

Desde o início, a equipa do novo hub da Autodoc, com cerca de mil m2, estará focada em engenharia de software, gestão e análise de dados, gestão de produto, DevOps (Desenvolvimento e Operações) operação com clientes e marcas privadas, gestão de receitas e negócios com empresas (B2B). Ou seja, produto e serviços técnicos.

A entrada direta em Portugal – mais precisamente, Porto Salvo – faz com que a tecnológica com sede em Berlim passe a estar presente em oito países europeus com escritórios próprios. Todavia, no ano passado a Autodoc tinha criado uma subsidiária nacional, designada ATD Portugal.

“Em Portugal, temos acesso a uma grande reserva de talentos. Além disso, Lisboa é uma cidade agradável e em franco crescimento no setor tecnológico, o que atrai profissionais de todo o mundo. Aqui, encontramos a combinação perfeita entre talento local e global para continuar a desenvolver os nossos produtos, otimizar processos e impulsionar o nosso crescimento”, explica o co-CEO da Autodoc e diretor geral da ATD Portugal.

Dmitry Zadorojnii, que também está a gerir este hub, diz que a empresa fundada em 2008 é “orientada para o crescimento” e quer “aprender com os melhores do sector”. “O nosso objetivo a longo prazo é expandir a nossa presença em Portugal”, reafirmou, no evento de inauguração que decorre esta manhã no Lagoas Park.

O centro tecnológico da Autodoc em Portugal foi concluído em quatro meses, em colaboração com o departamento de arquitetura da Savills, e conta com 75 espaços de trabalho, que podem ser expandidos para 100 e serão utilizados principalmente como hot desks devido ao formato de trabalho híbrido.

Fundada por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel, a Autodoc registou vendas de mais de 1,1 mil milhões de euros no ano passado e tem 5,2 milhões de produtos na sua gama para 166 marcas de automóveis, 23 de pesados e 154 de motos. As suas lojas virtuais estão disponíveis em 27 países europeus, incluindo Portugal desde 2013. Os aproximadamente cinco mil trabalhadores estão espalhados por Alemanha, Luxemburgo, França, Portugal, Polónia, Moldávia, República Checa e Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.