[weglot_switcher]

Alemã Autodoc investe mais de 100 mil euros no ‘hub’ de Oeiras

A empresa alemã Autodoc, uma loja online para venda de peças e acessórios para automóveis, investiu entre 100 e 900 mil euros no novo centro tecnológico no Lagoas Park, no concelho de Oeiras, que deverá ter até duas centenas de profissionais ainda este ano. Mais de 100 já foram contratados ou transferidos do escritório da empresa na Ucrânia, mas ainda há pelo menos 50 vagas de emprego abertas.
4 Junho 2023, 11h51

Artigo originalmente publicado no caderno NOVO Economia de 27 de maio, com a edição impressa do Semanário NOVO.

A empresa alemã Autodoc, uma loja online para venda de peças e acessórios para automóveis, investiu entre 100 e 900 mil euros no novo centro tecnológico no Lagoas Park, no concelho de Oeiras, que deverá ter até duas centenas de profissionais ainda este ano. Mais de 100 já foram contratados ou transferidos do escritório da empresa na Ucrânia, mas ainda há pelo menos 50 vagas de emprego abertas.

“Fizemos um processo de seleção claro, uma lista, e Lisboa/Portugal, estavam entre os principais cidades/países onde estão talentos tecnológicos, para onde vão as empresas atualmente. Ainda analisámos outros, por exemplo Espanha ou Chipre, mas Portugal estava no primeiro lugar no ranking. Para nós, é o país onde queremos estar para atrair talentos. É um bom lugar para se viver e trabalhar”, disse a co-CEO da Autodoc, Sandra Dax, ao NOVO e ao Jornal Económico. “Este é só o primeiro passo”, garantiu.

A executiva diz que o marketplace com sede em Berlim tem crescido a uma taxa média anual de 10%, entre 2008 e 2022, sendo que no ano passado obteve receitas de mais de 1,1 mil milhões de euros.

O plano no curto e médio prazo é apostar na Europa – e Portugal foi a escolha número um. “Tendo em conta a nossa estratégia, estamos sempre a pensar qual é a nossa ‘pegada’ e, devido ao facto de sermos um player internacional, a ver onde é que podemos ter um bom sítio, uma boa posição para atrair novos talentos e, também, um lugar seguro para as pessoas que tivermos de transferir”, explica a gestora, adiantando que o investimento feito foi de “seis dígitos”.

A retalhista online pretende entrar em mais mercados na Europa, adicionar produtos ao portfólio, e, através da digitalização, procurar dar uma melhor experiência ao cliente. “Estamos focados na Europa, mas não vamos parar por aqui”, ressalvou Sandra Dax, em declarações à margem da inauguração do hub tecnológico, em Porto Salvo, em Oeiras.

Questionada sobre as críticas que alguns utilizadores da plataforma fazem sobre os comentários negativos não aparecerem no website, o que enviesa as avaliações da empresa, a gestora destacou que a base de clientes da Autodoc – uma Amazon para equipamentos de carros – está a crescer, superou os 18 milhões e só em 2022 conquistou mais de seis milhões de novos clientes. “Estamos constantemente a melhorar o serviço. Talvez recebamos algum feedback negativo, mas acho que todos nós sabemos como é que isto funciona. Se o cliente ainda volta para a empresa…”, sublinhou, acrescendo que a taxa de retenção de clientes está nos 60%.

O espaço da Autodoc no Lagoas Park, que tem cerca de mil metros quadrados, tem uma equipa focada em engenharia de software, gestão e análise de dados, gestão de produto, DevOps (Desenvolvimento e Operações) operação com clientes e marcas privadas, gestão de receitas e negócios com empresas (B2B). Ou seja, produto e serviços técnicos.

A entrada direta em Portugal – mais precisamente, em Porto Salvo – faz com que a multinacional de e-commerce passe a estar presente em oito países europeus com escritórios próprios. Todavia, no ano passado a Autodoc tinha criado uma subsidiária nacional, designada ATD Portugal.

A tecnológica fundada por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel tem cerca de 5.000 trabalhadores espalhados, além de Portugal, pela Alemanha, Luxemburgo, França, Polónia, Moldávia e República Checa. A loja virtual conta com 5,2 milhões de produtos para 166 marcas de automóveis, 23 de pesados e 154 de motos, estando disponível em 27 países europeus, incluindo Portugal desde 2013.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.