[weglot_switcher]

Alemanha: AfD promete combater “invasão de estrangeiros”

No seguimento da sua entrada no Parlamento alemão, o partido nacionalista AfD prometeu combater a “invasão de estrangeiros”, afirmando que o partido foi eleito para abordar de forma direta o assunto da imigração.
25 Setembro 2017, 12h16

O partido nacionalista e de extrema-direita alemão, Alternative fuer Deutschland (AfD), prometeu combater a “invasão de estrangeiros” que assola a Alemanha, agora que conseguiram os seus primeiros assentos parlamentares. “Queremos uma política diferente”, disse um dos líderes do partido, Alexander Gauland, após os resultados históricos para os nacionalistas, citado pela BBC.

A campanha do AfD assentou em larga medida na decisão de Angela Merkel abrir as fronteiras alemãs a refugiados e migrantes em 2015 e o sucesso dos nacionalistas chocou o establishment político da Alemanha, tendo mesmo levado a manifestações em várias cidades, logo após os resultados. A CDU-CSU de Angela Merkel obteve 33%; seguindo-se os sociais-democratas do SPD, com 20,5%; o AfD conseguiu um crescimento de quase 8% face aos resultados de 2013 e obteve 12,6% do total de votos, tornando-se, assim, a terceira força política do país.

“Um milhão de pessoas, estrangeiros, trazidos para este país, estão a roubar um bocado do país e nós, no AfD, não queremos isso”, afirmou Gauland em conferência de imprensa, acrescentando: “Nós dizemos que não queremos perder a Alemanha para uma invasão de estrangeiros de outra cultura. Simples.” Gauland afirmou ainda que a AfD, que obteve 94 dos 709 assentos do Reichstag, foi eleita para “abordar de forma direta” o assunto da imigração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.