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Alemanha aprova estímulo de 2,2 mil milhões para compra de carros elétricos

Do total de 130 mil milhões de euros, 2,2 mil milhões de euros serão destinados aos cidadãos que queiram adquirir um veículo elétrico, enquanto aos fabricantes serão destinados dois mil milhões de euros para o desenvolvimento e pesquisa em mais tecnologia. 
4 Junho 2020, 21h42

A Alemanha vai canalizar vários milhões de euros em subsídios que irão cortar o preço dos veículos elétricos. Esta medida faz parte de um estímulo económico de 130 mil milhões de euros do governo que pretende ajudar os fabricantes de automóveis a vender carros ‘verdes’, aponta a ‘CNN’.

O apoio atual irá duplicar até aos seis mil euros para os carros elétricos que custem até 40 mil euros, e o subsídio pode aumentar até aos nove mil euros caso existam apoios pela parte dos fabricante, avançou o partido de Angela Merkel. Outra medida, ainda que temporária, aplicada pela Alemanha é a redução do imposto de vendas de 19% para os 16%.

O objetivo deste estímulo é recuperar a maior economia europeia, sendo que do total de 130 mil milhões de euros, 2,2 mil milhões de euros serão destinados aos cidadãos que queiram adquirir um veículo elétrico, enquanto aos fabricantes serão destinados dois mil milhões de euros para o desenvolvimento e pesquisa em mais tecnologia.

“Isto é sobre energias renováveis. Isto é sobre todas as atividades climáticas que são necessárias para chegar à neutralidade [carbónica] em 2050”, explicou o ministro das Finanças, Olaf Scholz, acrescentando que agora é o tempo de agir.

O estímulo geral corresponde a 4% da produção económica anual do país, sendo que quando se combina os gastos e benefícios fiscais previamente anunciados para combater a pandemia, o montante total de estímulos de emergência eleva-se até aos 14% do Produto Interno Bruto.

Este estímulo pretende impulsionar o esforço dos fabricantes alemães, onde se inclui a Volkswagen, para fabricar mais veículos elétricos. O grupo Volkswagen pretende gastar 33 mil milhões de euros em desenvolvimento elétrico até 2024, expandindo-se assim para novas áreas de negócios em clara expansão.

Com quebras claras na compra de veículos, também a produção caiu com a pandemia e desde 1991 que não se via um ano tão negro na procura de automóveis. Com quebras superiores a 70% em Portugal, estimam-se quebras ainda maiores na indústria alemã.

Apesar das quebras gerais de vendas automóveis, os carros elétricos estão no caminho para impulsionar uma recuperação, estima a empresa Canalys. O mercado europeu de veículos elétricos e híbridos plu-in cresceu 72% no primeiro trimestre de 2020 e estas duas categorias representam mais de 7% de todos os carros novos entregues na Europa.

O estímulo alemão foi maior do que os analistas previam e além do investimento em carros ‘verdes’, o governo alocou algum dinheiro para investimentos verdes, incentivos fiscais e alívios financeiros para as famílias com crianças.

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