Alemanha. Comissão Europeia prevê contração económica de 0,6% em 2023

A Comissão Europeia prevê uma contração de 0,6% da economia alemã em 2023, enquanto revê em alta para 1,6% o crescimento estimado para este ano, segundo as previsões macroeconómicas de outono, hoje divulgadas, em Bruxelas.

14. Alemanha – 70.72

Este ano, o Produto Interno Bruto (PIB) alemão deverá acelerar 1,6% (acima dos 1,4% previstos no exercício de verão, em julho) e contrair 0,6% em 2023, também por efeito de arrastamento do aumento dos custos da energia.

“Nos últimos meses, os indicadores de sentimento económico pioraram visivelmente, refletindo a subida dos custos da energia”, destaca o executivo comunitário, salientando que os preços energéticos “deverão permanecer elevados até 2024” e o consumo privado irá recuar no inverno e demorar a recuperar.

O défice público alemão deverá, este ano, fixar-se nos -2,3% do PIB, agravando-se para -3,1% em 2023 e melhorando para os -2,6% no ano seguinte.

Por seu lado, a Comissão Europeia estima que a dívida pública alemã seja de 67,4% do PIB este ano, recuando para os 66,3% em 2023 e os 65,4% em 2024.

A taxa de inflação avança para os 8,8% em 2022 (nas previsões intercalares do verão estava estimada em 7,9%), devendo recuar para 7,5% em 2023 (uma forte subida quando comparada com os 4,8% apontados em julho) e com uma forte baixa, para 2,9% em 2024.

A taxa de desemprego, por seu lado, fixa-se nos 3,1% este ano, avançando para os 3,5% em 2023, estimando-se que se mantenha estável neste valor em 2024.

A Comissão Europeia divulgou hoje, em Bruxelas as suas previsões macroeconómicas de outono, para a zona euro, a União Europeia e os 27 Estados-membros.

Relacionadas

Inflação na Alemanha sobe para 10,4% em outubro

A inflação homóloga na Alemanha avançou para 10,4% em outubro, contra 10,0% em setembro, principalmente devido aos elevados preços da energia e dos alimentos, informou hoje a agência federal de estatística alemã (Destatis).
Recomendadas

Wynn Macau aumenta capital em 574 milhões de euros para nova licença de jogo

A operadora de jogo Wynn Macau Ltd anunciou um aumento de capital de quase 4,8 mil milhões de patacas (573,7 milhões de euros) para cumprir as regras impostas às novas licenças de jogo na região chinesa.

Primeira-ministra da Finlândia lamenta atrasos na ratificação da entrada do país e da Suécia na NATO (com áudio)

“O processo está a demorar mais do que gostaríamos. Já deveríamos ter sido aceites e o processo de ratificação deveria estar concluído”, disse Sanna Marin numa entrevista na rádio pública finlandesa, citada pela agência EFE.

Pelo menos 11 mortos em deslizamento de terras nos Camarões

De acordo com a agência France-Presse (AFP), ao início da noite, quatro corpos, cobertos por lençóis brancos, foram retirados pela polícia no bairro de Damas, na periferia de Iaundé. No local, relata um jornalista da AFP, estavam hoje à noite centenas de moradores em pânico, à procura de familiares e amigos, e equipas de resgate a tentar chegar ao local do acidente.
Comentários