Alemanha. Confiança das empresas melhora pelo terceiro mês consecutivo

Há três meses consecutivos em que este indicador está em alta, de acordo com análise do Ifo alemão. Com esta evolução do índice de confiança empresarial, o pessimismo naquela que é a economia mais importante da Europa está a diluir-se nos últimos meses.

4 – Alemanha

O índice de confiança empresarial na Alemanha voltou a melhorar em janeiro e com este registo, já são três os meses consecutivos em que este indicador está em alta.

O site “El Economista” dá conta esta quarta-feira da evolução do índice calculado pelo Ifo, Instituto de Investigação Económico alemão, destacando que o valor associado à confiança das empresas germânicas ficou nos 90,2 no primeiro mês de 2023, em comparação com 88,6 registado em dezembro.

O valor de referência está em linha com o esperado pelos analistas, destaca o “El Economista”, sendo que este é o melhor valor transmitido pelo Ifo desde junho.

“A economia alemã começa o novo ano com mais confiança”, assegura o Ifo em comunicado. Com esta evolução do índice de confiança empresarial, o pessimismo naquela que é a economia mais importante da Europa está a diluir-se nos últimos meses. Prova disso passa pela confiança crescente dos investidores institucionais assim como a dos consumidores alemães em janeiro. “São boas notícias que dão suporte às bolsas”, destacam os analistas do Bankinter em comentário a estes valores.

Relacionadas

PMI voltam a subir e recessão na zona euro parece cada vez mais improvável

O início ameno do inverno na Europa deu uma ajuda preciosa à economia da moeda única, colocando menor pressão nos custos das empresas e deprimindo a procura menos do que o temido. Estagnação no início do ano torna-se o cenário mais credível, com a recessão cada vez “uma questão semântica”.

Zona euro pode escapar à recessão. Atividade acelera em janeiro

A S&P Global alerta, no entanto, que embora a estabilização da economia aumente a evidência de que a zona euro pode escapar de uma recessão, “a região ainda não está fora de perigo”.
Recomendadas

Ligações ferroviárias de Lisboa a Corunha e Madrid entre projetos apoiados pela UE

O executivo comunitário anunciou hoje que escolheu 10 projetos-piloto que apoiará para estabelecer novos serviços ferroviários ou melhorar os já existentes, apontando que, no seu conjunto, “irão melhorar as ligações ferroviárias transfronteiriças em toda a União Europeia, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

“Temos o melhor pipeline de sempre em oportunidades de negócio”, salienta CEO da Webhelp Portugal

O crescimento desta empresa que proporciona serviços de apoio ao cliente, permite aumentar o investimento e criar ainda mais postos de trabalho, de acordo com Carlos Moreira, o administrador da Webhelp em Portugal, no podcast “JE Entrevista”.
Comentários