O índice de confiança empresarial na Alemanha voltou a melhorar em janeiro e com este registo, já são três os meses consecutivos em que este indicador está em alta.
O site “El Economista” dá conta esta quarta-feira da evolução do índice calculado pelo Ifo, Instituto de Investigação Económico alemão, destacando que o valor associado à confiança das empresas germânicas ficou nos 90,2 no primeiro mês de 2023, em comparação com 88,6 registado em dezembro.
O valor de referência está em linha com o esperado pelos analistas, destaca o “El Economista”, sendo que este é o melhor valor transmitido pelo Ifo desde junho.
“A economia alemã começa o novo ano com mais confiança”, assegura o Ifo em comunicado. Com esta evolução do índice de confiança empresarial, o pessimismo naquela que é a economia mais importante da Europa está a diluir-se nos últimos meses. Prova disso passa pela confiança crescente dos investidores institucionais assim como a dos consumidores alemães em janeiro. “São boas notícias que dão suporte às bolsas”, destacam os analistas do Bankinter em comentário a estes valores.