[weglot_switcher]

Alemanha e França rejeitam pagar gás russo em rublos

O ministro da Economia alemão foi o primeiro a revelar que não ia ceder ao pedido de Vladimir Putin. Depois, surgiu o anúncio de apoio da França, que notou que as exigências de Putin não são concretizáveis.
  • 4 – Alemanha
31 Março 2022, 16h06

A França e a Alemanha rejeitaram o pedido de Vladimir Putin para o pagamento do gás em rublos. A exigência foi realizada esta quinta-feira pelo próprio presidente russo.

Os países consideram que o pagamento em rublos é uma violação de contratos e que a exigência de Putin equivale a uma “chantagem”, revela a “Reuters”.

O ministro da Economia alemão foi o primeiro a revelar que não ia ceder ao pedido de Vladimir Putin. Robert Habeck admitiu ainda que a Alemanha está preparada para todo o tipo de cenários, nomeadamente o corte dos fluxos de gás russo para a Europa.

Ainda assim, não se sabe se os restantes países europeus estão ao lado da afirmação germânica.

Bruno le Maire, ministro das Finanças francês, mostrou o seu apoio para com a Alemanha e assegurou que a França também ia rejeitar as exigências da Rússia.

O presidente russo anunciou a assinatura de um decreto que prevê o pagamento obrigatório do gás russo em rublos já a partir de amanhã. “Para poderem comprar gás natural russo, devem abrir contas em rublos nos bancos russos. É a partir destas contas que serão efetuados os pagamentos do gás entregue a partir de amanhã”, disse em conferência de imprensa.

Com este anúncio, Putin está a tentar levar dinheiro para o país, depois de muitos cidadãos terem optado por levantar o dinheiro que tinham no banco, levando muitas instituições a impedirem levantamentos e transferências para outros países. O objetivo do russo é também impedir a contínua desvalorização da moeda nacional, apesar desta ter subido nos últimos dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.