Alemanha: índice de ambiente de negócios do Ifo no nível mais alto desde 2012

Setor de construção continua a quebrar recordes. Desde a reunificação da Alemanha que o setor não corria tão bem aos construtores. As expectativas de negócios também melhoraram o que indica que o ‘boom’ continuará nos próximos meses.

O Ifo Business Climate Index subiu em dezembro para 111,0 pontos face a 110,4 pontos em novembro.

Os dados desta segunda-feira mostraram que a confiança do mercado alemão em dezembro chegou ao nível mais alto desde fevereiro de 2012.

“A avaliação do ambiente de negócios na Alemanha  atingiu o seu nível mais alto desde fevereiro de 2012. As perspectivas para o primeiro semestre de 2017 também são um pouco mais otimista. A economia alemã acaba o ano mais forte.

A indústria está este mês com um clima de negócios mais favorável do que o de novembro. O índice subiu.

O índice da situação atual subiu para 116,6 em dezembro, ante 115,6 no mês anterior, excedendo as expectativas que eram de de 115,9.

O índice de expectativa de negócios, que mede a postura em relação às perspectivas de negócios dos próximos seis meses, mostrou um ligeiro avanço para 105,6 neste mês, face a 105,5 em novembro, cumprindo as expectativas.

A procura aumentou e mais empresas prevêem acelerar a produção nos próximos meses.

No comércio por grosso o índice de confiança atingiu o seu nível mais elevado em quase três anos.  Isto deveu-se principalmente a avaliações mais favoráveis da situação das empresas.

No comércio a retalho, o índice manteve-se inalterado, mas mantendo um nível elevado. Os retalhistas avaliaram sua situação comercial atual um pouco menos favorável, mas as suas expectativas de negócios melhoraram.

O setor de construção continua a quebrar recordes. Desde a reunificação da Alemanha que o setor não era tão bom para os construtores. As expectativas de negócios também melhoraram o que indica que o boom continuará nos próximos meses.

Recomendadas

Bruxelas quer que plataformas passem a cobrar IVA para evitar concorrência desleal

De acordo com as atuais regras de IVA, são os próprios prestadores de serviço – sejam motoristas ou donos de alojamento local – que são obrigados a coletar o IVA e a remiti-lo para as autoridades tributárias do seu país.

UE dá luz verde a entrada de Croácia no espaço Schengen

Com esta aprovação, pelos ministros dos Assuntos Internos da UE, seguindo a recomendação da Comissão Europeia de 16 de novembro, a Croácia deixará de ter fronteiras internas com os outros países do espaço Schengen.

Trabalhadores do MNE português no Brasil vão ter atualização salarial de 48,9%

Os trabalhadores nos postos consulares e missões diplomáticas no Brasil vão ter as suas remunerações atualizadas em 48,9%, a mesma percentagem da depreciação monetária acumulada do real, segundo legislação publicada em Diário da República.
Comentários