Alemanha inicia envio dos sistemas Patriot para a Polónia

As Forças Armadas alemãs iniciaram, esta segunda-feira, o procedimento de envio para a Polónia de um total de três sistemas de defesa antiaérea Patriot, para garantir a segurança, na fronteira com a Ucrânia, do país membro da NATO.

4 – Alemanha

Também é esperado que a partir de hoje comecem a chegar soldados alemães à Polónia, para iniciar a instrução para o manuseamento dos sistemas Patriot, adiantaram fontes da Defesa à agência alemã DPA.

Após a queda de um míssil na Polónia, perto da fronteira com a Ucrânia, Berlim e Varsóvia concordaram com o envio dos Patriot para garantir a segurança da infraestrutura polaca na fronteira.

Os Patriot são um sistema de um míssil terra-ar fabricado pelos Estados Unidos e utilizado não só pelo Exército daquele país, mas também por vários dos Estados-membros da Aliança Atlântica.

Washington também já anunciou o envio de Patriots para a Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia.

De resto, o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, instou hoje o governo alemão a fornecer uma ampla gama de armas a Kiev e a acelerar o envio de tanques de guerra já anunciados por Berlim.

O chanceler alemão Olaf Scholz tem sido pressionado por várias autoridades, inclusive dentro da coligação no poder, para aprovar o envio de tanques de guerra de fabrico alemão para a Ucrânia.

Também o presidente da Polónia, Andrzej Duda, disse recentemente que o seu país quer enviar uma companhia de tanques Leopard 2 de fabrico alemão, ou seja, 14 tanques, para a Ucrânia, mas deseja que essa transferência seja parte de um esforço coordenado dos aliados da NATO.

De acordo com as regras comuns de venda de armas, o governo alemão precisa de dar a sua aprovação para que a Polónia ou qualquer outro país possa fornecer tanques de fabrico alemães a um terceiro país.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,9 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Recomendadas

Presidente dos EUA deu ordem para Força Aérea abater balão chinês

Pequim admitiu que o balão lhe pertence, mas garante que se trata de “um dispositivo civil para fins meteorológicos”.

Balão chinês foi abatido por caças da Força Aérea dos Estados Unidos

De acordo com fontes militares, está em curso uma operação para recuperar os destroços do balão abatido sobre as águas da costa leste dos Estados Unidos, quando voava a 60 mil pés.

Zelensky insiste com primeiro-ministro britânico que Rússia “não tem lugar” nos Jogos Olímpicos de Paris

Por seu lado, Sunak explicou ao presidente ucraniano que o Reino Unido está agora focado em “garantir que o equipamento militar defensivo” do país “chegue à linha da frente o mais rapidamente possível”.
Comentários