Alemanha vai anunciar pacote de 40 mil milhões para apoiar famílias

Este é o terceiro pacote de ajuda apresentado por Olaf Scholz desde que assumiu funções há menos de 10 meses e o seu conteúdo será apresentado este domingo numa conferência de imprensa.

Os partidos que integram o governo de coligação na Alemanha chegaram a acordo sobre um plano de cerca de 40 mil milhões de euros para ajudar milhões de famílias a enfrentar a escalada dos preços da energia que se vive na Europa, avança a Bloomberg, citando fontes próximas das negociações.

Este é o terceiro pacote de ajuda apresentado por Olaf Scholz desde que assumiu funções há menos de 10 meses e o seu conteúdo será apresentado este domingo. Os detalhes serão divulgados durante uma conferência de imprensa conjunta do chanceler alemão e dos líderes dos partidos da coligação, nomeadamente Saskia Esken, pelos sociais-democratas, Omid Nouripour, pelos Verdes, e o ministro das Finanças, Christian Lindner, pelo liberais, refere a Lusa.

Os dois primeiros pacotes, que totalizam 30 mil milhões de euros, incluíam um subsídio de transporte público com bilhetes a nove euros por mês que permitem viajar por toda a Alemanha e um desconto em combustível, limitado a três meses, que terminou em agosto.

Neste terceiro pacote, os líderes partidários discutiram ajudas específicas direcionadas para as pessoas com menos rendimentos, especialmente aposentados e estudantes, redução de impostos e um eventual sucessor do bilhete de nove euros para os transportes locais.

A Alemanha, bem como outros países europeus, está a enfrentar uma crise energética, um problema que se agravou depois de a empresa petrolífera russa Gazprom ter anunciado na sexta-feira que o gasoduto Nord Stream 1 que transporta gás para território alemão vai permanecer fechado até que uma turbina seja reparada, cortando indefinidamente uma rota de abastecimento chave para a Europa.

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários