A Alemanha confirmou, esta quarta-feira, 25 de janeiro, o envio de 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, de forma a ajudar o país a combater a invasão russa. A decisão, depois de muitos dias de ponderação, foi anunciada pelo chanceler Olaf Scholz no parlamento alemão.
A Alemanha estava a ser pressionada há várias semanas para realizar o envio de tanques, mas Scholz decidiu aguardar que os Estados Unidos fossem os primeiros a enviar armamento.
“O chanceler Olaf Scholz anunciou ao gabinete de ministros que a Alemanha irá fortalecer ainda mais o seu apoio militar à Ucrânia. O governo federal decidiu disponibilizar tanques de batalha Leopard 2 para as forças armadas ucranianas. Este é o resultado de intensas consultas realizadas com os parceiros europeus e internacionais mais próximos da Alemanha”, disse o porta-voz do governo alemão.
O envio dos 14 tanques fazem parte de uma primeira encomenda. “O objetivo é montar dois batalhões de tanques Leopard 2 para a Ucrânia”, indicou comunicado do governo. A Alemanha está à espera que os países europeus contribuam com mais tanques e armamento, sendo que Portugal já anunciou o envio de quatro tanques e o Reino Unido também assumiu o envio de mais armamento de defesa.
Por sua vez, a Rússia considera que o envio de tanques por parte da Alemanha é uma afronta ao combate e indicou que estes “vão arder como todos os outros”. Apesar da Rússia não ter ficado satisfeita, o presidente ucraniano já agradeceu a ação e auxílio do governo alemão.