Alemanha vai enviar 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, espera que a ação alemã leve outros países a agir para auxiliar a guerra na Ucrânia.

A Alemanha confirmou, esta quarta-feira, 25 de janeiro, o envio de 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, de forma a ajudar o país a combater a invasão russa. A decisão, depois de muitos dias de ponderação, foi anunciada pelo chanceler Olaf Scholz no parlamento alemão.

A Alemanha estava a ser pressionada há várias semanas para realizar o envio de tanques, mas Scholz decidiu aguardar que os Estados Unidos fossem os primeiros a enviar armamento.

“O chanceler Olaf Scholz anunciou ao gabinete de ministros que a Alemanha irá fortalecer ainda mais o seu apoio militar à Ucrânia. O governo federal decidiu disponibilizar tanques de batalha Leopard 2 para as forças armadas ucranianas. Este é o resultado de intensas consultas realizadas com os parceiros europeus e internacionais mais próximos da Alemanha”, disse o porta-voz do governo alemão.

O envio dos 14 tanques fazem parte de uma primeira encomenda. “O objetivo é montar dois batalhões de tanques Leopard 2 para a Ucrânia”, indicou comunicado do governo. A Alemanha está à espera que os países europeus contribuam com mais tanques e armamento, sendo que Portugal já anunciou o envio de quatro tanques e o Reino Unido também assumiu o envio de mais armamento de defesa.

Por sua vez, a Rússia considera que o envio de tanques por parte da Alemanha é uma afronta ao combate e indicou que estes “vão arder como todos os outros”. Apesar da Rússia não ter ficado satisfeita, o presidente ucraniano já agradeceu a ação e auxílio do governo alemão.

Relacionadas

Alemanha. Confiança das empresas melhora pelo terceiro mês consecutivo

Há três meses consecutivos em que este indicador está em alta, de acordo com análise do Ifo alemão. Com esta evolução do índice de confiança empresarial, o pessimismo naquela que é a economia mais importante da Europa está a diluir-se nos últimos meses.

Leopard. Ações do fabricante do tanque alemão são das mais atrativas entre investidores

Analistas de mercados têm notado uma enorme apetência dos investidores pelas ações da Rheinmetall, sobretudo desde que se iniciou o envio destes equipamentos para território ucraniano.

Ucrânia. Alemanha envia e autoriza envio de tanques Leopard

A Alemanha aprovou o envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia e está disposta a autorizar a transferência para aquele país de pelo menos uma companhia do modelo Leopard 2A6, avançou esta terça-feira o semanário alemão Der Spiegel.
Recomendadas

Zelensky desloca-se hoje ao Reino Unido e vai encontrar-se com Sunak

Depois do Reino Unido, espera-se que Volodymyr Zelensky se desloque até Bruxelas amanhã, onde se irá voltar a encontrar com Charles Michel e Ursula von der Leyen. Ainda assim, a visita de quinta-feira ainda é uma incógnita, uma vez que a viagem deveria ter sido mantida em segredo.

Ucrânia: Portugal abriu 103 processos envolvendo crianças e três estão em famílias de acolhimento

Desde que começou a guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado, Portugal atribuiu 14.082 proteções temporárias a menores ucranianos, representando cerca de 25% do total dos refugiados que fugiram do conflito.

Ucrânia: Programa levará crianças ucranianas a passar férias em Portugal

“Como um país seguro, Portugal foi visto como uma boa opção para organizar o programa, pelo que vamos preparar tudo para responder a esta necessidade, procurando que Portugal seja mais uma vez um espaço de acolhimento”, apontou Ana Mendes Godinho.
Comentários